Recordista nacional em financiamento coletivo faz palestra gratuita na UFPA

Publicado em: 25/11/2015 às 20:38

O paraense Márcio Sequeira de Oliveira tornou-se recordista nacional de financiamento coletivo em 2014, quando conseguiu arrecadar R$ 600 mil para o Projeto Mola, que permite que os alunos aprendam o conteúdo de estruturas físicas. As peças versáteis simulam efeitos como o vento e a gravidade em diversos tipos de construção. Márcio estará em Belém para falar sobre como conseguiu tornar o empreendimento um sucesso que atraiu apoiadores em 30 países. O encontro será no sábado, dia 28 de novembro, às 9h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará, durante a Grande Final do Desafio Inove+. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

A ideia do arquiteto surgiu diante de um problema: a deficiência no ensino de estruturas. “O ensino de estruturas praticado nas escolas de engenharia e arquitetura prioriza quase que exclusivamente a teoria apresentada através de números, e isso torna o assunto muito abstrato. É unanimidade entre estudantes, professores e profissionais da área a carência por métodos mais eficientes que auxiliem no entendimento do assunto”, explica Márcio. Segundo ele, o conhecimento das estruturas é absolutamente necessário para todo engenheiro e arquiteto, especialmente na fase de concepção de projeto.

Trajetória
Foram dez anos de pesquisa. Oliveira conta que durante um curso de pós-graduação, em Belo Horizonte, sentiu a necessidade de compreender de forma tátil e visual o comportamento das estruturas arquitetônicas.

Márcio dedicou sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) ao estudo e validação de um projeto de modelo de estruturas que representasse fielmente o comportamento das estruturas das obras reais.

Antes de chegar à mola como material principal do modelo, o paraense testou outros tipos de materiais, como madeira e borracha, mas nenhum deles chegou ao resultado desejado. Até que a solução se deu em um momento inesperado: quando ele trocava a resistência do chuveiro, e precisou manusear uma peça parecida com a que acabou garantindo o sucesso do seu modelo.

Obstáculos
Os primeiros obstáculos surgiram onde muitos futuros empreendedores desistem: a falta de recursos financeiros. Isso fez com que ele buscasse editais e investidores que “comprassem essa ideia”, porém não obteve êxito. “Não achei opções de lei de incentivo para projetos de educação, só de cultura e esporte. E ouvi dos investidores que o meu projeto era para um nicho específico, e que não haveria demanda.”

Aí então ele viu a necessidade de arriscar seu projeto, e decidiu lançar uma espécie de campanha na plataforma Catarse para levantar fundos para o desenvolvimento do projeto. O que era estimado pra ser atingido dentro de 45 dias, que era a arrecadação de R$ 50 mil, se realizou em apenas três. “A ideia inicial era produzir uma tiragem piloto, entre 100 e 150 kits”, explicou o pesquisador, que logo percebeu o alcance da proposta.

Passados os 45 dias da abertura do crowdfunding, o portal já tinha arrecadado cerca de R$ 600 mil, valor recorde, até então, de financiamentos feitos coletivamente no Brasil. “Foram 1583 apoios vindos de 30 países, distribuídos nos cinco continentes”, destaca.

Desafio Inove+
O Brasil é líder mundial em número de empreendedores. E esse potencial para os negócios pode ir ainda além: pesquisas apontam que 60% dos alunos da graduação têm interesse em empreender. Em busca de incentivar a criação e o amadurecimento de ideias inovadoras com potencial para gerar negócios, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Agência de Inovação Tecnológica – Universitec, lançou o Desafio Universitário Inove+ 2015. A iniciativa promove uma competição de ideias de soluções inovadoras de todas as áreas do conhecimento, aberta a alunos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do Pará.

Este ano, estudantes de oito instituições de ensino superior do Pará estão entre os finalistas: UFPA, UFRA, UEPA, IESAM, UNAMA, FAP, CESUPA E FAMAZ. Dez ideias foram escolhidas por uma comissão avaliadora composta por empresários, investidores, técnicos e dirigentes de instituições de apoio ao empreendedorismo e à inovação do Pará e de outros estados do Brasil. Clique aqui e conheças as ideias selecionadas para a Grande Final.

Serviço: Palestra com Márcio Siqueira de Oliveira, arquiteto e empreendedor do Projeto Mola, neste sábado, 28, a partir de 9h, durante a final do Desafio Inove+, no auditório Benedito Nunes, do Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará. Entrada franca. Inscrições aqui. Informações: (91) 3201-8022 (Ramal 214).