Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

“Controle remoto é coisa do passado”

A Syanz foi destaque no espaço em homenagem ao arquiteto Paulo Chaves, por apresentar aos visitantes da feira várias inovações tecnológicas. Durante o evento, a empresa fez o lançamento dos seus produtos de automação residencial. No espaço, por meio de um tablet, pôde-se controlar as luzes do ambiente, abrir os armários, além de deixar fosco ou transparente o vidro que dividia os ambientes.

Segundo o engenheiro Humberto Leão, um dos idealizadores do espaço da Syanz na feira, a tecnologia touch screen deve chegar às tomadas e aos interruptores, “a proposta é que essa nova tecnologia substitua a tomada convencional por uma tela touch screen, pela qual a pessoa irá controlar iluminação, climatização, música e outras utilidades”.

A empresa foi criada em 2010, quando Humberto Leão e Thiêgo Nunes eram mestrandos em Engenharia Elétrica. Inicialmente, conhecida como Neoradix, a empresa atuava em três segmentos: automação residencial e industrial, mais especificamente para agroindústria, e monitoramento ambiental inteligente. O enfoque principal era o desenvolvimento de serviços e tecnologias aplicadas às particularidades biológicas e sociais da Amazônia, com o objetivo de desenvolver soluções de alto valor agregado na região.

Ano passado, a empresa reformulou sua identidade visual, passando a ser conhecida como Syanz. Além de ter sido uma alternativa para evitar problemas legais no futuro, já que há outra empresa com marca registrada semelhante à da Neoradix, a equipe buscava por uma marca que transmitisse melhor o conceito de qualidade e inovação em soluções de automação. Assim, nasceu a Syanz. Para reforçar esse time, ainda em 2013, entraram mais dois sócios, João Loureiro e Roberto Sato, que atuam nas áreas de Business e P&D, respectivamente.

Syanz já ganhou prêmios regionais e nacionais

A Syanz está instalada na Incubadora PIEBT/Universitec, que, além de disponibilizar o espaço a custo baixo de mercado, também apoia a gestão empresarial do negócio. Segundo a equipe, o PIEBT tem papel fundamental para o desenvolvimento da empresa, ajudando na gestão, na contabilidade, no planejamento estratégico e apoiando a participação da empresa em eventos importantes para o negócio. Com os custos iniciais reduzidos, os novos empreendedores podem investir mais recursos no desenvolvimento de seus produtos.

Em 2010, a Syanz foi finalista no Desafio Brasil, competição nacional de start-ups de base tecnológica, que garante acesso às agências de fomento e aos investidores, além de ter sido premiada na categoria Empresas para a Amazônia, no Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Já em 2011, a empresa apresentou proposta dentro do Fórum de Investidores, realizado na Feira Internacional da Amazônia, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus. Ano passado, foi semifinalista regional do Desafio Brasil.

Atualmente, o objetivo é captar recursos financeiros e dar início à produção e distribuição do seu primeiro produto de automação residencial. O próximo passo é entrar no mercado com algumas parcerias estratégicas, frutos da participação na Casa Cor.

Incubadora PIEBT/Universitec

A Incubadora de Empresas PIEBT/Universitec, da Universidade Federal do Pará (UFPA), completou 18 anos de contribuição para o desenvolvimento do empreendedorismo baseado em ciência e tecnologia e na disseminação de conhecimentos gerados na UFPA. Ao longo desse tempo, já foram apoiadas 42 empresas/projetos, nas áreas de biotecnologia, produtos naturais, alimentos, cosméticos, dermocosméticos, fitoterápicos, energia, tecnologia da informação e comunicação e design. Em geral, são empresas voltadas para o aproveitamento da biodiversidade da Amazônia.

Atualmente, o PIEBT integra a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA e possui nove empresas incubadas e seis projetos pré-incubados. Entre os que já passaram ou ainda estão instalados na Incubadora, encontram-se Chamma da Amazônia, Amazon Dreams, Inovar, Digitalizar, Dynamis Techne, ITAIC, BIO+, Amazon Biotec, Mundo Digital Interativo e Syanz. Entre as que receberam premiações regionais e nacionais, estão a Chamma da Amazônia e a Amazon Dreams. Ambas já têm forte atuação nos mercados nacional e internacional.

Com um espaço físico especialmente construído para alojar temporariamente micro e pequenas empresas, a Incubadora oferece uma série de serviços, tais como: cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias e orientação na elaboração de projetos para instituições de fomento. A Incubadora é reconhecida por oferecer suportes técnico, gerencial e operacional e por agilizar o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

por Hellen Lobato / Fevereiro e Março 2013

fotos Acervo do Projeto