Prêmio Samuel Benchimol: Amazônia Biotech é contemplada em 1º lugar na categoria ‘Empreendedorismo Consciente’

Publicado em: 29/10/2015 às 14:55
Tempo de leitura: 2 minutos

“Os fármacos utilizados pela Amazônia Biotech nas biomembranas são derivados de plantas da floresta amazônica, substâncias com reconhecido potencial terapêutico como a copaíba e andiroba, e assim podem até ser usadas em tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças”, diz o Prof. Dr. da UFPA e coordenador do projeto, Carlomagno Pacheco Bahia.

O avanços nas pesquisas na região amazônica contribuem para uma produção mais verticalizada, favorecendo e beneficiando os trabalhadores e pesquisadores locais. “A associação da Amazônia Biotech com cooperativas de catadores/exploradores sustentáveis de produtos naturais extraídos da floresta Amazônia irá trazer benefícios diretos para as comunidades que vivem na região, gerando assim ocupação e renda para as comunidades que vivem do extrativismo de produtos da floresta, e também gerando empregos para mão de obra qualificada da Amazônia. Desta forma, juntamos o conhecimento empírico do caboclo amazônico ao conhecimento técnico científico, agregamos valor aos produtos extraídos da floresta e verticalizamos a produção, agregando valor industrial à matéria prima extraída da floresta”, pontua Carlomagno. A empresa incubada também já recebeu financiamento do TecNova Pará da FAPESPA/FINEP, além do suporte do PIEBT da UFPA, e terão seus produtos apresentados na Feira de Pará Negócios.

Segundo Carlomagno, o desenvolvimento dessa membrana para comercialização farmacêutica está em fase de testes, já que é necessário um investimento externo para a realização de testes clínicos, só aí então o produto poderia chegar ao mercado.

Os prêmios
Os prêmios Professor Samuel Benchimol, que homenageia ao pesquisador manauara Samuel Benchimol, e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente acontecem desde 2004 e 2009, respectivamente, e nesse ano totalizou R$ 400 mil, R$ 65 mil distribuídas entre as seis ideias inovadoras. Por ser o único prêmio genuinamente brasileiro com foco na Amazônia, a sua importância e peso são enormes para impulsionar ideias criativas, mas não apenas isso, dar também visibilidade e motivar novos avanços para a sociedade em geral.

Leia também