PIEBT participará do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, em Brasília

Publicado em: 30/11/2016 às 18:48

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), foi selecionada para participar do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, uma iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), em parceria com a Associação Nacinal de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social, o Programa tem três etapas. A primeira, que consiste em capacitação, terá início com a realização de workshop presencial em Brasília, nos dias 08 e 09 de dezembro.

A coordenadora da Incubadora, Iara Neves, afirma que a participação no Programa, além de possibilitar o fortalecimento das ações e articulações do PIEBT junto a outras incubadoras e aceleradoras brasileiras em prol do empreendedorismo no estado do Pará, amplia o escopo de atuação da Incubadora, que passará a “apoiar, também, negócio que surgem a partir da identificação dos problemas sociais e/ou ambientais, que não são poucos em nossa região, como oportunidades de transformação e desempenho financeiro”.

Negócios de Impacto – Os Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto social e/ou ambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável. Podem assumir diferentes formatos legais, como associações, fundações, cooperativas ou empresas.

Processo de seleção – De acordo com informações do site do Instituto, a etapa final da seleção deverá ocorrer em junho de 2017. Nesta etapa, as dez incubadoras e aceleradoras finalistas irão apresentar o Plano de Ação e as cinco melhores receberão o valor de R$25 mil para execução do projeto, além de acompanhamento e conexão com outras organizações. Os empreendedores que estiverem incluídos em seu portfólio, que possuam negócios de impacto, terão acesso a serviços do Sebrae e mentoria de empresários e investidores. Mais informações aqui.

Texto: Taymã Carneiro – Assessoria de Comunicação da Universitec