PIEBT começa a implantar a metodologia CERNE de qualidade

Publicado em: 09/10/2014 às 20:19
Tempo de leitura: 2 minutos

Victor Gasparoto Mabilia, especialista em Gestão Empresarial e consultor na área de Mercado, esteve reunido com a equipe do PIEBT no prédio da Universitec, nos dias 6 e 7 de outubro. Na visita, Mabilia fez um diagnóstico das atividades já desenvolvidas e em desenvolvimento, discutiu a atuação da incubadora e ministrou palestras onde analisou o desempenho, o funcionamento e os principais desafios enfrentados pelo PIEBT.

“Entendemos que a metodologia CERNE traz às incubadoras a padronização de seus processos, de forma a facilitar o gerenciamento e avaliação de seus indicadores para tornar a relação com seus stakeholders [público estratégico] mais dinâmica e com resultados mais adequados”, analisa o consultor.

Ele explica que, dentro de uma organização, que possui um sistema complexo dotado de um grande número de atividades, faze-se necessário o gerenciamento de seus processos, para que dessa forma a entrega de seu serviço ou produto seja satisfatória. Visando dinamizar a atuação das Incubadoras de empresas Brasileiras, a ANPROTEC propôs em 2009 o CERNE. O modelo tem como principal intuito criar uma plataforma de soluções ampliando, assim, a capacidade das Incubadoras em gerar empreendimentos inovadores e bem sucedidos.

“A metodologia CERNE traz às incubadoras a possibilidade de reorganizar seus processos buscando reduzir ao máximo a variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas”, destaca Mabilia.

Aprovada pelo Edital “Sebrae/Anprotec 01/2011 – Aplicação do modelo CERNE”, a Incubadora PIEBT, além de implantar o nível 1 do Modelo CERNE – que consiste no desenvolvimento dos empreendimentos -, apoia e acompanha a preparação da Incubadora CIE/IEPA, do Estado do Amapá, para posterior implantação do referido modelo.

Com isso, as incubadoras pretendem contribuir para a promoção do crescimento local e regional adequado e promissor por meio do apoio otimizado, eficiente e efetivo ao desenvolvimento de ideias, projetos e empreendimentos inovadores.

“A Metodologia representa melhorias nos processos da Incubadora PIEBT e, principalmente, na prestação de serviços às empresas incubadas”, afirma a coordenadora do PIEBT, Iara Neves.

Leia também