Pesquisador da França visita a UNIVERSITEC

Atualizado em: 24/10/2018 às 11:06

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (UNIVERSITEC) recebeu a visita do Pesquisador Felipe Pantoja, que atua no IESEG School of Management, uma das escolas de negócios mais renomadas da Europa. O objetivo do encontro foi delinear um programa de pesquisa voltado para o empreendedorismo e  inovação no ramo de alimentos e bebidas, em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Felipe é paraense, formado pela UFPA, possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Marketing pela Neoma Business School (Reims/França). Durante a visita, foi feito um apanhado de ações da agência, procurando observar os pontos de convergência existentes entre as publicações do professor e as iniciativas da UNIVERSITEC, que possui duas empresas incubadas no segmento de alimentação.

Visando a oportunidade de incluir outros Núcleos e Institutos da UFPA no desenvolvimento das ações previstas, realizou-se ainda uma reunião com o Professor Dr. Nelson Rosa, docente dos cursos de graduação e pós graduação em Engenharia de Alimentos, e coordenador do Laboratório de Análise Sensorial, espaço no qual alguns experimentos pretendidos deverão ser realizados.

O pesquisador destaca a importância da troca de experiências entre as diferentes áreas de estudo que podem trazer benefícios para o projeto de pesquisa ‘’É importante ao unir conhecimentos que são complementares, tirando a visão da mesmice-cultural e de estudos. Por exemplo, eu sou da área de Marketing, o José Augusto do Desenvolvimento Sustentável e o Prof. Nelson, Químico da área de Engenharia de Alimentos, e isso resulta em uma troca de conhecimentos muito positiva, que está gerando muitos frutos’’ argumenta.

O Pará é renomado no setor de inovação de alimentos. Empresas como a Nayah, Linguiçaria Paraense, Sami Seki, Manioca, Sinimbu e várias outras levam o nome do estado Brasil afora mostrando o poder da gastronomia local. A parceria entre o Prof. Felipe e o Prof. Dr. José Augusto Lacerda, Coordenador de Empreendedorismo da UNIVERSITEC, já possui alguns anos de existência, tendo inclusive alguns frutos sob a forma de publicação, com destaque para o artigo apresentado esse ano em um dos maiores eventos acadêmicos de marketing do mundo: o encontro anual da AMS – Academy of Marketing Science 2018, em New Orleans (USA).

‘’Receber a visita de pesquisadores de instituições estrangeiras é sempre uma honra pra nós da UNIVERSITEC. Quando se trata de um professor que é ex aluno da UFPA então, a alegria se multiplica, pois mostra não só o quão longe vão os nossos egressos, como também a vontade deles em continuar mantendo laços com a instituição. Por todos esses motivos, a gente só pode esperar bons frutos desses projetos em parceria com o professor Felipe Pantoja”, comenta o Prof. José Augusto.

Texto: Assessoria de Comunicação da Universitec.