TINTA À BASE DE CAL COM LÁTEX DA SORVEIRA (COUMA GUIANENSIS) COMO ADITIVO FIXADOR

A presente invenção refere-se a uma tinta à base de cal com látex da sorveira (Couma guianensis) como aditivo fixador para utilização em intervenções arquitetônicas em geral ou como material de restauro arquitetônico compatível com edificações antigas de revestimentos à base de cal. A tinta deve ser à base de cal hidratada em pó ou pasta e pode ou não ter a incorporação de pigmentos e de outros aditivos além do látex, como o óleo de linhaça (Linum usitatissimum L.). A dosagem dos componentes consiste preferencialmente em aproximadamente: 500ml de H2O; 100g de cal hidratada; 10g de pigmento (opcional e a variar de acordo com o pigmento); 20ml de látex da sorveira (Couma guianensis); 10ml de óleo de linhaça (opcional).

ITEC - Instituto de Tecnologia
    BR 10 2016 019162 9