SUPERFÍCIE SELETIVA DE FREQUENCIAS MULTIBANDA PLANAR PARA APLICAÇÕES NO SISTEMA 5G OUTDORR

SUPERFÍCIE SELETIVA DE FREQUENCIAS MULTIBANDA PLANAR PARA APLICAÇÕES NO SISTEMA 5G OUTDOOR

A presente patente refere-se a um filtro controlável de frequências para aplicações multibanda na faixa das ondas milimétricas (mm-Wave), especificamente, para aplicações no novo sistema de comunicações celular de quinta geração (5G). O filtro foi projetado para ressonar nas frequências destinadas ao desenvolvimento de comunicações por rádio difusão destinadas ao padrão 5G outdoor, e consiste em um arranjo periódico planar no qual a sua célula unitária é composta três espiras quadradas metálicas perfeitamente condutoras (perfect conductor ? PEC), sendo estas dispostas sobre substrato de ferrite magnetizada. O dispositivo é dito multibanda por apresentar três ressonâncias distintas, em: 28 GHz, 38 GHz e 73 GHz. Nestas frequências, especula-se a operação do sistema denominado de 5G outdoor. A superfície seletiva de frequência (FSS) apresentada é caracterizada, também, por sua estabilidade angular de fase e ser independente de polarização da onda incidente.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 20 2019 008985 2
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):
    MIÉRCIO CARDOSO DE ALCÂNTARA NETO; JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAÚJO; NELSON MATEUS FERREIRA SANTOS; GERVÁSIO PROTÁSIO DOS SANTOS CAVALCANTE; FABRÍCIO JOSÉ BRITO BARROS
  • Titularidade:
    Universidade Federal do Pará