SISTEMAS LÍQUIDOS CRISTALINOS BASEADOS EM GORDURA VEGETAL DE MURUMURU (ASTROCARYUM MURUMURU MART.) PARA LIBERAÇÃO SUSTENTADA DE FÁRMACOS EM PELE E CAVIDADES REVESTIDAS POR MUCOSA

A presente invenção descreve a composição de um novo sistema líquido cristalino para a liberação sustentada de substancias ativas de caráter hidrofílico e/ou lipofílico na pele e em cavidades revestidas por mucosas, caracterizado por conter como ingrediente majoritário a gordura vegetal de Murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.). As formas farmacêuticas semissólidas convencionais como cremes, pomadas, géis e loções são propensas à rápida erosão e desestruturação física devido ao constante fluxo de fluidos no local de aplicação promovendo baixa biodisponibilidade da substância ativa com consequente ineficácia terapêutica. Os novos sistemas de liberação modificada, a exemplos dos cristais líquidos, podem aumentar biodisponibilidade das substâncias ativas, devido suas propriedades físicas apropriadas corroborando com a redução de efeitos adversos e frequência de uso de medicamentos. Em vista disso, a estratégia lançada tem como objetivo o emprego da gordura vegetal extraída das sementes de Murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.) como ingrediente biodegradável e biocompatível para o desenvolvimento de sistemas líquidos cristalinos para a liberação sustentada de substancias ativas, agregando valor às matérias-primas da região amazônica através do fomento à tecnologia e inovação.

Crystalline liquid systems based on murumuru vegetable fat (astrocaryum murumuru mart.) for sustained release of skin drugs and mucosal lined cavities. the present invention describes the composition of a novel crystalline liquid system for the sustained release of active substances of hydrophilic and / or lipophilic character in the skin and in mucosal lined cavities characterized by containing as a major ingredient the
vegetable fat of murumuru (astrocaryum murumuru mart .). conventional semisolid pharmaceutical forms such as creams, ointments, gels and lotions are prone to rapid erosion and physical destruction due to the constant flow of fluids at the site of application promoting low bioavailability of the active substance with consequent therapeutic ineffectiveness. the novel modified release systems, for example the liquid crystals, can increase bioavailability of the active substances because of their appropriate physical properties corroborating with the reduction of adverse effects and frequency of drug use. the objective of this strategy is to use vegetable fat extracted from the seeds of murumuru (astrocaryum murumuru mart.) as a biodegradable and biocompatible ingredient for the development of crystalline liquid systems for the sustained release of active substances, adding value to the materials the region through the promotion of technology and innovation.

Farmácia
    BR 10 2015 030888 4
    Kariane Mendes Nunes, José Otávio Carréra, Renata Cristina Kiatkoski, Silvia Katrine Silva Escher, Junior Avelino de Araújo