PRODUTO COSMÉTICO PARA OS LÁBIOS À BASE DE MANTEIGA DE BACURI (PLATONIA INSIGNIS)

A presente invenção descreve a introdução de um novo ingrediente na produção de formulações cosméticas labiais. Os batons e brilhos labiais são constituídos pelas misturas de vários óleos e ceras, dentre as quais, destaca-se a cera de abelha com alto valor comercial e empregada como promotor de consistência e emoliência. Portanto, a estratégia lançada tem como finalidade substituir esse ingrediente pela manteiga de bacuri, rica em ácidos graxos que podem promover umectância, consistência e boas propriedades de textura. Por ser um resíduo oriundo das sementes do fruto (Platonia insignis), a manteiga de bacuri tem baixo valor comercial e pode ser considerado um ingrediente ecologicamente correto, agregando valor às matérias-primas da região amazônica e com alto potencial como um componente funcional para a produção de batons.

Cosmetic product for lips based on bacuri butter (platonia insignis). the present invention describes the introduction of a novel ingredient in the production of cosmetic lip formulations. lipsticks and lip glosses consist of mixtures of various oils and waxes, among which, beeswax with high commercial value and used as a promoter of consistency and emollience. therefore, the strategy launched aims to replace this ingredient with bacuri butter, rich in fatty acids that can promote wettability, consistency and good texture properties. because it is a residue from fruit seeds (platonia insignis), bacuri butter has low commercial value and can be considered an ecologically correct ingredient, adding value to the raw materials of the Amazon region and with high potential as a functional component for the production of lipsticks.

Farmácia
    BR 10 2014 021702 9