PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA NATURAIS E FABRICAÇÃO DE UM MEIO QUIMICAMENTE DEFINIDO PARA ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E CRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS

Os meios de cultura naturais são preparados a partir de biomassa vegetal triturada, diluída, centrifugada, filtrada e esterilizada em autoclave. Obtendo-se caldo nutriente de transparência que permite a observação por microscópio invertido, podendo ser acrescido Agar-Agar ou Gelose (gelatina) para a obtenção de meios sólidos ou semisólidos, sendo adequados para o cultivo de microorganismos e também a indução de células escleróticas a partir da forma filamentosa dos agentes de cromoblastomicose. O meio de cultura quimicamente definido, composto por um açúcar (Dextrose e Sulfato de Magnésio com p pH ajustado entre 2.0 a 3.0 induz a formação de celular escleróticas de maneira mais rápida e menos trabalhosa, obtendo células escleróticas com morfologia e imonugenicidade similares às células observadas in vivo.

Natural culture media are prepared from ground biomass, diluted, centrifuged, filtered and sterilized by autoclaving. Obtaining a nutrient broth of transparency that allows the observation by inverted microscope, Agar-Agar or Gelose (gelatin) can be added to obtain solid or semi-solid media, being suitable for the culture of microorganisms and also the induction of sclerotic cells to from the filamentous form of the chromoblastomycosis agents. ; The chemically defined growth medium, composed of a sugar (Dextrose and Magnesium Sulphate with pH adjusted from 2.0 to 3.0, induces sclerotic cell formation faster and less laboriously, obtaining sclerotic cells with cell-like morphology and imonugenicity observed in vivo.

ICB - Instituto de Ciências Biológicas
Ciências Biológicas