PROCESSO DE OBTENÇÃO DO CORANTE AZUL EM PÓ EXTRAÍDO DO FRUTO VERDE DE JENIPAPO (GENIPA AMERICANA L.), POR MEIO DA SECAGEM EM LEITO DE JORRO COM AUXÍLIO DE MATERIAL INERTE E INSERÇÃO DE AGENTE CARREADOR

A presente patente de invenção refere-se a processo de obtenção de corante que para a obtenção do corante azul de Jenipapo, é realizada a retirada do endocarpo do fruto verde, parte onde ocorre, praticamente toda geração do corante, o qual posteriormente, é cominuído e então é realizada uma extração por solvente tendo como solvente, a água, para obtenção de extratos aquosos em condições pré-estabelecidas. Juntamente à solução aquosa corante, é realizada a inserção de um agente carreador, para melhor desempenho do processo e aumento do teor de sólidos obtidos, em três proporções distintas. O processo de obtenção do corante, em pó, é realizado por meio de secagem em leito de jorro cônico-cilíndrico contendo material inerte (polietileno de baixa densidade) para promover melhor secagem da solução, na qual o fluido é injetado com pressão de atomização e temperatura de ar controlados. Este processo é avaliado em função da eficiência do processo, rendimento em pó e teor de umidade do produto final.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 10 2017 015271 5
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):
    ELISANGELA LIMA ANDRADE; CRISTIANE MARIA LEAL COSTA; LENIO JOSÉ GUERREIRO DE FARIA
  • Titularidade:
    Universidade Federal do Pará