POMADA À BASE DE ÓLEO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM L.) COM AÇÃO CICATRIZANTE PARA TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE ÚLCERAS DE PRESSÃO

A presente patente de invenção refere-se ao uso de uma formulação da forma farmaceutica pomada à base de óleo de linhaça (Linum usitatissimum L.) com ação cicatrizante para tratamento e prevenção de úlceras de pressão. Foram utilizadas como matérias-primas óleo de linhaça, parafina branca, cera de abelha, butilhidroxitolueno, metilparabeno, propilparabeno, vaselina sólida e propilenoglicol. Foi realizada a caracterização fisico-qufinica e avaliadas toxicidade, irritação e sensibilização dérmicas e reparação tecidual da pomada à base de óleo de linhaça em roedores e coelhos. Para a avaliação da toxicidade, foram utilizados diferentes modelos experimentais, utilizando camundongos e ratos. Na verificação da atividade sob a reparação tecidual, foram utilizados modelos de feridas, exicisional e incisional, de ratos Wistar, avaliando a contração e re-epitelização da ferida. Os resultados obtidos revelaram que a pomada à base de óleo de linhaça não apresentou toxicidade, irritação ou sensibilização dérmicas nos modelos animais utilizados. Com relação à reparação tecidual, o grupo tratado com a pomada à base de óleo de linhaça iniciou o processo de re-epitelização, significante, quando comparado ao grupo controle placebo. A administração tópica da pomada à base de óleo de linhaça em feridas experimentais excisionais, possibilitou a re-epitelização em 100% dos animais tratados e não causou danos à pele íntegra.

Ointment based on linseed oil (linum usitatissimum L.) with healing action for the treatment and prevention of pressure ulcers. the present invention relates to the use of a formulation of the pharmaceutical form ointment based on linseed oil (linum usitatissimum L.) with healing action for treatment and prevention of pressure ulcers. linseed oil, white paraffin, beeswax, butylhydroxytoluene, methylparaben, propylparaben, solid petrolatum and propylene glycol were used as raw materials. the physicochemical characterization was performed and skin toxicity, irritation and sensitization and tissue repair of linseed oil ointment in rodents and rabbits were evaluated. To evaluate the toxicity, different experimental models were used, using mice and rats. in the verification of the activity under the tissue repair, we used wounds models, excisional and incisional, of wistar rats, evaluating the contraction and re-epithelialization of the wound. the results showed that the linseed oil ointment did not present dermal toxicity, irritation or sensitization in the animal models used. with respect to tissue repair, the group treated with linseed oil-based ointment began the re-epithelization process, significant, when compared to the placebo control group. topical administration of linseed oil ointment in excisional experimental wounds allowed re-epithelialization in 100% of the treated animals and did not cause damage to the whole skin.

PI 1107283 0
    Pedro José Rolim Neto, Larissa Araújo Rolim, Lariza Darlene Santos, Rosali Maria Ferreira, Alexandre José da Silva, Antônio José Alves, Maria Bernadete Maia, Laíse Lopes Chaves, Amanda Carla Quintas, Maria Luíza Carneiro, Ana Flávia Vasconcelos