MÉTODO IMPLEMENTADO POR COMPUTADOR PARA AVALIAÇÃO DE LODOS DE ESGOTO COMO BIOMASSA PARA GERAR ENERGIA EM PROCESSOS DE COMBUSTÃO

O Lodo de esgoto pode ser aproveitado de forma útil em processos de combustão para gerar energia. No entanto, para isso, é necessária sua caracterização laboratorial, que fornece informações sobre suas propriedades determinantes a essa utilização, e a avalização dessas informações por gestores da área de saneamento e meio ambiente, que devem decidir se o resíduo pode ou não ser tecnicamente utilizado para este fim, sem causar impactos ambientais adversos, danos ou riscos à saúde pública. Com intenção de auxiliar o gestor nessa tarefa, foi criado método para avaliar tecnicamente o potencial energético do lodo de forma rápida e segura, em detrimento de formas tradicionais de avalização que demandam tempo d pesquisa para auxiliar a tomada de decisão. Esse método foi automatizado através da sua codificação em linguagem de máquina e transformado em sistema computacional utilizanfo o padrão de arquitetura de software Model-View-Controller (MVC). No sistema, o método é representado por regras de lógica, que são inseridas por interface de aquisição, e armazenadas automaticamente em banco de dados. Após informações fornecidas pelo usuário, através de interface para usuários, o sistema realiza testes e encadeamentos lógicos das regras através do processamento do motor lógico, para obtenção de conclusões e explicações resultantes.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    PI 1107321-7
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):