GEL À BASE DE XIMENJA AMERICANA PARA OS TRATAMENTOS ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE

A presente patente refere-se à forma farmacêutica gel à base do extrato etanólico de Ximenia americana L. para os tratamentos antimicrobiano e cicatrizante. Para a formulação, foram utilizadas cascas do caule de X. americana cujas atividades antimicrobiana e cicatrizante estão descritas na literatura. Para a obtenção do extrato, foi desenvolvida uma metodologia padronizada, de extração à quente com agitação utilizando solvente extrator álcool à 70%, a qual se mostrou reprodutível. A formulação do gel foi composta pelo extrato padronizado, co-Polímero do Ácido Sulfônico Acriloildimetilaurato + Vinilpirrolidona Neutralizado (Aristoflex<32>), metilprabeno, propilparabeno, imidazolidinilureia e água purificada, tendo seu ganho tecnológico na escolha do agente gelificante e na concentração utilizada, tornando-se assim possível a obtenção de um gel estável. Os resultados dos testes de controle de qualidade apresentaram-se de acordo com o preconizado pelas normas vigentes.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 10 2013 004313 3
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):
    ROSALI MARIA FERREIRA DA SILVA; PEDRO JOSÉ ROLIM NETO; LUCIANA NEIVA ANTUNES LIMA; KEYLA EMANUELLE RAMOS DA SILVA; LARISSA ARAÚJO ROLIM; SALVANA PRISCYLLA MANSO COSTA; GUSTAVO CAMPOS PEREIRA; KARINA PERRELLI RANDAU; LUIZ ALBERTO
  • Titularidade:
    Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Pernambuco