FORMULAÇÃO DE DENTIFRÍCIO E USO DO MESMO

A presente invenção se refere a uma formulação de dentifrício compreendendo óleos do tucumã vulgare) e da pupunha (Bactris gasipaes) (Astrocaryum como agente antibacteriano odontológico. Além dos referidos óleos, a formulação ainda preferencialmente compreende carbonato uma de substância abrasiva, cálcio um umectante, preferencialmente o sorbital 70% e opcionalmente a glicerina, o laurilsulfato de sódio como agente tensoati vo, a carboximetilcelulose e a goma xantana como espessantes aniônicos, o parabeno como conservante, um edulcorante, preferencialmente a sacarina e opcionalmente o xi li tol, a menta, eucalipto e hortelã como flavorizantes, um agente fluoretado, preferencialmente o monofluorofosfato de sódio (MFP) e água (q.s.p.). Os óleos utilizados apresentam em média, de 10 a 16′?; de lipídios na polpa, representado por ácidos graxos saturados e insaturados. Os ácidos graxos insaturados são predominantes em ambos os óleos, compreendendo ácido oleico ( 50 a 55% no óleo de tucumã e 45 a 50~’ no óleo da pupunha), seguido pelo ácido linolênico no óleo de tucumã ( 3 a 5%) e palmi toleico ( 6 a 8%) no óleo da pupunha. A dosagem de carotenos totais foi de 680 a 700μg/g no óleo de tucumã e 15 a 20μg/g no óleo da pupunha. Devido à composição destes óleos, são capazes de reduzir a agregação de microrganismos cariogênicos e alterar a estrutura bioquímica do biofilme dental.

The present invention relates to a dentifrice formulation comprising tucuman vulgare oils and peach palm (bactris gasipaes) (astrocaryum as a dental antibacterial agent). In addition to said oils, the formulation further preferably comprises one carbonate of a sodium hydrosulfate as the surfactant, the carboxymethylcellulose and the xanthan gum as anionic thickeners, the paraben as a preservative, a sweetener, preferably the saccharin and optionally the methylpyrrolidone and peppermint as flavoring agents, a fluorinated agent, preferably sodium monofluorophosphate (mfp) and water (qsp), the oils used have an average of 10 to 16% by weight. ; of lipids in the pulp, represented by saturated and unsaturated fatty acids. unsaturated fatty acids are predominant in both oils, comprising oleic acid (50 to 55% in tucuman oil and 45 to 50% in peach palm oil), followed by linolenic acid in 3 to 5% tucuman oil and palmique (6 to 8%) in peach palm oil. the dosage of total carotenes was 680 to 700μg / g in tucumã oil and 15 to 20μg / g in peach palm oil. due to the composition of these oils, are able to reduce the aggregation of cariogenic microorganisms and alter the biochemical structure of the dental biofilm.

Odontologia
    BR 10 2014 027536 3