FILTRO ELETROMAGNÉTICO PLANAR EM THZ BASEADO EM GRAFENO COM PEQUENA DEPENDÊNCIA COM ÂNGULO DE POLARIZAÇÃO E ÂNGULO DE INCIDÊNCIA

A presente invenção é baseada em um arranjo periódico de anéis de grafeno postos em ambos os lados de um substrato dielétrico, com perdas. Sua principal característica é operar na faixa de frequência de THz e que pode ser confeccionado unicamente por elementos de grafeno e um substrato dielétrico, sem a necessidade de inserção de outros metais. Possui como principal função a filtragem de sinais na faixa de frequência de THz, permitindo a passagem do sinal incidente em uma frequência central e proibindo-a em duas frequência laterais. O princípio de funcionamento deste dispositivo se baseia em excitações de ressonâncias plasmônicas em determinadas frequências. Na frequência central apresenta uma janela de transparência, permitindo a passagem do sinal, devido ao efeito de Fano ressonância e nas duas frequências laterais apresenta janelas de reflexão, proibindo, assim, a passagem da radiação incidente. Esta operação é independente de polarização e possui uma pequena dependência com o ângulo de incidência da onda eletromagnética incidente. A janela de transparência (juntamente com as de reflexão) podem ser controladas, deslocando-se para frequências mais a altas ou mais baixas, ao se aplicar diferentes valores de potencial químico nos elementos de grafeno.

ITEC - Instituto de Tecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 10 2015 025682 5
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL 5
  • Autor(es):