FILTRO CONTROLÁVEL DE FREQUÊNCIA E DE POLARIZAÇÃO EM THZ BASEADO EM GRAFENO COM GEOMETRIA DE ESCAMA DE PEIXE

Filtro controlável de frequências e de polarização em THz baseado em grafeno com geometria de escama de peixe e que consiste de um arranjo periódico planar no qual a sua célula unitária é baseada em elementos de grafeno no formato de escama de peixe. A estrutura mencionada é posta sobre um dielétrico metalizado. O funcionamento do dispositivo é baseado em ressonâncias dimensionais de ondas plasmônicas no elemento de grafeno, levando à uma absorção da onda para uma dada polarização. A frequência de operação é sensível a tensões elétricas externas, que altera o comportamento do componente. O dispositivo pode funcionar filtrando tanto ondas com polarização TE quanto TM.

ICB - Instituto de Ciências Biológicas
Biomedicina e Biotecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 10 2016 013410 2
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):