DISPOSITIVO ÓPTICO MULTIFUNCIONAL BASEADO EM UM CRISTAL FOTÔNICO BIDIMENSIONAL E EM UM RESSOADOR MAGNETO-ÓPTICO

A presente invenção baseia-se em um cristal fotônico bidimensional em que são inseridos quatro guias de onda e uma cavidade ressonante. Devido à existência do photonic band gap, um sinal eletromagnético que se propaga através do dispositivo fica confinado no interior dos guias e da cavidade e, através do ajuste da orientação de um modo dipolo gerado no interior da cavidade, pode funcionar em três regimes distintos. No regime 1, submetido a um campo magnético externo DC +Ho, funciona como divisor por dois canais, com isolamento da entrada em relação às duas saídas, e, ao se inverter o sinal do campo, funciona como chave óptica. No regime 2, com a aplicação de um campo magnético DC -Ho, funciona como dobra de guia de ondas, com a entrada isolada da saída, e, ao se inverter o sinal do campo, funciona como chave óptica. No regime 3, sujeito à aplicação de um campo magnético externo DC +H1, o dispositivo funciona como divisor por três canais.

ICB - Instituto de Ciências Biológicas
Biomedicina e Biotecnologia
  • Status:
    Concedida
  • Nº da patente:
    BR 10 2014 025075 1
  • Nível de prontidão tecnológica:
    TRL
  • Autor(es):
    VICTOR DMITRIEV; GIANNI MASAKI TANAKA PORTELA.
  • Titularidade:
    Universidade Federal do Pará