CURATIVO À BASE DE HIDROGEL DE POLIACRILAMINDA-CO-METILCELULOSE CONTENDO CALENDULA OFFICINALIS L. PARA O TRATAMENTO DE FERIDAS TÓPICAS

A patente de invenção pertence ao campo dos produtos de tratamento da pele, setor farmacêutico. O produto divulgado pela invenção pode efetivamente recuperar e tratar feridas complexas e sob condições inflamatórias, aumentar o número de fibras de colágeno, diminuir a inflamação, preservar a umidade e combater agentes infecciosos característicos de feridas tópicas. O produto foi desenvolvido a partir de uma matriz polimérica, tendo como base derivados de acrilamida produzido na presença de iniciador de polimerização via radical, usando a água como meio de dispersão. Em sua matriz tridimensional o hidrogel carrea extrato padronizado e liofilizado de Calendula officinalis L., pelo mecanismo de osmose o hidrogel em contato com leito da ferida libera frações do extrato, que apresenta uma diversidade de metabólitos secundários com ação antialérgica, calmante, cicatrizante, anti-fúngica, anti-microbiana e anti-inflamatória, propriedades requeridas ao um tratamento de feridas. O hidrogel é altamente hidrofílico, característica essa que mantem o leito da ferida protegido contra as variações de temperatura, mantendo as trocas gasosas com o meio ambiente, fornecendo um ambiente propício para a efetiva cicatrização da ferida.

Farmácia
    BR 10 2015 025680 9
    Roseane Maria Ribeiro, Elanne de Souza Bandeira, Lorena Diniz Castro, José Otávio Carrera, Gilmara de Nazareth, Maurício Ferreira Gomes