COMPOSIÇÃO DE EXTRATO ETANÓLICO E FRAÇÃO DICLOROMETÂNICA RICA EM NAFTOQUINONAS E USO COMO AGENTE ANTIMALÁRICO

A presente invenção descreve o processo para obtenção de fração diclorornetanica e subfrações de Eleutherine plicata, popuiarmente denominada “marupazinho, marupari, pairneirinha, coquinho, marupai, marupaú, marupá-piranga, Iírio-foIha-de- paimeira”. A invenção compreende, ainda, a descrição do método de obtenção desta fração e de sua composição bem como a identificação de uma naftoquinona. Esta fração foi ensaiada e mostrou atividade antiplasmódica, particularmente contra Plasmodium falciparum resistente à cloroquina (W2).

METHOD FOR PRODUCING A PLANT EXTRACT AND FRACTION, PHARMACEUTICAL COMPOSITIONS AND USE THEREOF

The present invention describes the method for producing the dichloromethane fraction and subfractions of Eleutherine plicata, commonly known as “marupazinho, maruparí, palmeirinha, coquinho, marupaí, marupaú, marupá-piranga, lírio-folha-de-palmeira”. The invention further includes the preparation of pharmaceutical compositions that contain the dichloromethane fraction and/or naphthoquinone, as well as the use thereof for the treatment of malaria. The extract and fractions described were tested and showed antiplasmodium activity, in particular against chloroquine-resistant Plasmodium falciparum (W2).

Farmácia
    BR 10 2012 091423 6
    Maria FÂni Dolabela, Michel T. Martins, Dayse Lúcia do Nascimento, Edinilza da Silva Borges, Sandro Percário, Eduardo F. Mota, Geraldo Célio Brandão, Alaíde Braga de Oliveira, Renata Cristina de Paula, Maria Fernanda Alves, Marinete Marins Póvoa, Marlia Regina Coelho-Ferreira, Dâmaris Busman, Andrey Marinho, Thiago Silva, Thyago Vilhena, Adriana Silva, Flávio de Vasconcelos