Participe: ‘Hackathon EKOS’ será realizado em Belém

Publicado em: 28/10/2015 às 16:24

No próximo mês de março, Belém será a sede do “Hackathon EKOS” 2016. A novidade foi anunciada por representantes da Natura, nesta quarta-feira (28), para pesquisadores, representantes de instituições e estudantes presentes no auditório da Universitec – Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará.

O evento “Hackathon EKOS” busca conectar interessados em empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade para pensar protótipos de novos produtos e serviços que propiciem maior contado das pessoas com a natureza. “Trata-se de uma experiência valiosa para profissionais de qualquer campo que queiram contribuir e trocar ideias inovadoras durante os quatro dias de evento”, destaca Caio Vinícius, que atua na Gestão e Redes de Inovação da Natura. A edição 2016 do evento tem interesse especial em aplicativos, dispositivos eletrônicos, serviços e experiências diferenciadas. As inscrições estão abertas. Interessados podem submeter suas propostas aqui.

“O sucesso da linha EKOS demonstrou à Natura que tínhamos material para uma segunda edição do Hackathon. Por isso, este ano, a proposta é pensar inovação para conectar as pessoas à natureza. Como proporcionar isso aos nossos consumidores? Esse é o desafio. É para isso, é fundamental para nós que tenhamos participantes daqui da região, do Pará, que tragam suas experiências sobre viver na Amazônia para enriquecer o debate do Hackathon”, destaca Leonardo Garnica, gerente de Sistemas de Inovação da Natura.

“A Universitec, em essências, sempre esteve alinhada com essas diretrizes de pensar inovação atrelada à sustentabilidade. Então certamente alunos e pesquisadores ligados à Agência poderão contribuir com o Hackathon EKOS”, comentou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec.

A primeira edição do “Hackathon”, realizada em 2014, o Natura Campus e o MIT (Massachussetts Institute of Technology) Media Lab reuniram candidatos para pensarem a construção de soluções que ampliassem a experiência do consumidor, por meio da união de produtos ao ambiente virtual. Dos mais de 30 participantes de diversas cidades do Brasil, os vencedores foram contemplados com bolsas de estudo, com duração de até seis meses, no MIT, subsidiadas pela Natura.

Conheça mais sobre o Hackathon Natura Campus aqui.

Mas o que é um hackathon?
Hackathon é um evento que reúne programadores, designers, empreendedores e aficionados por tecnologia para uma maratona de programação, prototipagem e colaboração. Seu período de duração pode variar entre um dia até uma semana e, muitas vezes, além da experiência de troca de ideias e networking, os participantes podem também concorrer a prêmios e terem seus projetos desenvolvidos. Devido a todas as oportunidades apresentadas, tanto para os participantes, como também para aqueles que o promovem, as maratonas de hackathon vem se tornando uma dinâmica de inovação aberta cada vez mais utilizada por diversas empresas e aplicada também em outras áreas do conhecimento.

O Hackathon é uma grande oportunidade de valorizar talentos e gerar propostas inovadoras, ampliando o valor gerado em nossa rede de relações.
Os participantes serão selecionados e os finalistas serão divulgados em dezembro de 2015.

Hackathon EKOS Natura Campus

Dia 28 de outubro, às 10h30, no Auditório da Universitec, campus UFPA, no bairro do Guamá. Fone: 3201-8022.