Participantes do Desafio Inove+ são selecionados para imersão nos EUA

Publicado em: 02/06/2016 às 15:16

Dois jovens empreendedores que participaram do Desafio Inove+ 2015, promovido pela Universitec, foram selecionados para uma imersão nos Estados Unidos. Lírian Said e Kelvin Maués, estudantes da Universidade Federal do Pará, irão participar do Global Roundup da 3 Day Startup,  que será sediado no maior polo de startups do mundo, localizado em Austin, Texas (EUA), nos dias 8 a 10 de julho.
O resultado da seleção realizada pelo Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI) e a Embaixada dos Estados Unidos foi divulgado na quarta-feira (1º).

O IBTI é uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve projetos de alta complexidade, aliando especialidades e competências em diversos campos de atuação. Além disso, estimula o desenvolvimento tecnológico, o empreendedorismo e a formação de profissionais em áreas de conhecimento intensivo.

Seleção
Foi aplicado o programa U.S. Brasil Startup Connection, que utiliza a metodologia da 3 Day Startup. Durante um final de semana intensivo, jovens e mentores se reuniram para estimular a criação de startups de base tecnológica. Em sua primeira edição, o programa foi realizado em Belém, no mês de março, e em Brasília, no mês de maio, atendendo aproximadamente 100 estudantes.

O processo de seleção foi acirrado e adotou critérios técnicos elevados. “Tentamos perceber os participantes mais engajados, com maior espírito inovador e empreendedor. A escolha foi muito difícil, o nível dos participantes, de modo geral, foi muito bom, o que dificultou bastante o nosso trabalho”, afirmou Paulo Henrique Albuquerque, gerente de marketing do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), uma das instituições que realizou a seleção dos alunos.

Ortoeco
Em Belém, os dois participantes selecionados foram Lírian Said e Kelvin Maués, estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação, respectivamente, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante o evento, os dois trabalharam na equipe Ortoeco, ideia original desenvolvida por Lírian que consiste na fabricação de órteses do tipo HKAFO, que servem para auxiliar a marcha de crianças com paralisia cerebral. Por serem desenvolvidas à base de materiais renováveis, as órteses são mais leves, flexíveis e mais econômicas. “Atualmente, em Belém, o preço médio de uma órtese similar é de R$ 2 mil, com as inovações do processo de produção da Ortoeco conseguiríamos oferecer o produto pela metade do preço”, informa a estudante Lírian Said. O projeto foi premiado em 3º lugar no Desafio Inove+ 2015.

Os participantes selecionados receberam a notícia com surpresa e euforia. “A ficha ainda não caiu, ter sido escolhido foi uma conquista pra mim porque pessoas maravilhosas e com ótimas ideias também estavam participando da ação. Realizar transformações que impactem de maneira positiva a vida das pessoas é uma das coisas que mais me motivam. Vou para o evento com vontade de encontrar pessoas diferentes e trabalhar bastante para realizar mudanças”, afirmou o estudante e empreendedor Kelvin Maués.

3 Day Startup (3DS)
Organização internacional sem fins lucrativos que tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora em estudantes e profissionais nas universidades, corporações e instituições governamentais, através de um aprendizado pautado na imersão. Atualmente, a 3DS opera nos cinco continentes por meio de parcerias com 130 universidades em 27 países. Possui mais de 10.000 alumni que participaram do programa, sendo que 90 lançaram empresas que já arrecadaram mais de $ 90 milhões de investimentos e 34 foram aceitas em prestigiados programas de aceleração. O Global Roundup da 3DS é um encontro promovido anualmente que reúne estudantes, profissionais, investidores, mentores e palestrantes de diferentes países, oferecendo oportunidade de conhecimento, intercâmbio e networking.