Parque de C&T Guamá promove programa de qualificação para empreendedores de startups

Publicado em: 03/02/2016 às 18:37

Nos dias 18, 19 e 20 de março de 2016, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em parceria com o Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, promove, em Belém, o U.S. – Brasil Startup Connection, programa intensivo de empreendedorismo destinado, principalmente, a estudantes universitários. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 26 de fevereiro no site.

O programa será aplicado em 2 cidades brasileiras: Belém (PA) e Brasília (DF), onde serão atendidos, em cada, 45 estudantes. Baseado na metodologia 3 Day Startup Connection, criada na Universidade do Texas em Austin, o programa propõe uma imersão de 3 dias no mundo dos negócios, com técnicas de gestão e estratégias para incentivar e capacitar os estudantes a lançarem suas empresas de base tecnológica – startups com efetiva possibilidade de sucesso.

Apesar de ser focada em estudantes universitários, profissionais que não estejam ligados a instituições de ensino também podem participar da ação. Basta preencher o formulário disponível no site http://belem.3daystartup.org/ e aguardar o resultado da seleção.

Em cada edição, um projeto de startup será incentivado com investimentos semente. Ao final do projeto, 4 jovens brasileiros serão convidados a participar de conferências e eventos de empreendedores em Austin, Texas. O programa busca a aproximação dos estudantes brasileiros com outros empreendedores e também com investidores, abrindo as portas para parcerias e investimentos, além de destacar publicamente as possibilidades de cooperação bilateral entre Brasil e Estados Unidos.

Relevância do Programa – A 3 Day Startup, organização sem fins lucrativos, já realizou 216 programas nos 5 continentes, lançando quase uma centena de empresas. Os alunos participantes já arrecadaram cerca de 70 milhões de dólares em financiamentos.

A Associação Brasileira de Startups já conta em sua base de dados com cerca de 4.000 startups associadas e mais de 20.000 empreendedores de todos os estados brasileiros, que participam de projetos e eventos focados em aumentar a competitividade.

Pode-se afirmar que o mercado de startups está fortemente conectado ao futuro da economia mundial: empresas inovadoras, que buscam modelos de negócios escaláveis e repetíveis, sem abrir mão do modelo de economia limpa, cada vez mais importante.

A escolha das cidades-sede foi estratégica para contribuir para o desenvolvimento dos Parques Tecnológicos em ambas as cidades. Em Belém, o foco é no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, e em Brasília, no Parque Tecnológico Capital Digital.

U.S. Brasil Startup Connection

Belém: 18, 19 e 20 de março de 2016, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Av. Perimetral da Ciência, km 01, S/N. Inscrições gratuitas no site.

Brasília: 20, 21 e 22 de maio de 2016, na Federação das Indústrias de Brasília, inscrições no site.

Mais informações: 3321-8900

Fonte: Parque de Ciência e Tecnologia Guamá