Hydro lança oportunidade de estágio remunerado a estudantes de graduação

Atualizado em: 18/10/2019 às 15:12

Estudantes de graduação em vários cursos já podem se candidatar às vagas de estágio nas unidades da Hydro no Pará e no Rio de Janeiro. As inscrições para o Talento Infinito, programa de estágio da companhia, se estendem até o dia 20 de outubro. Para se candidatar, o universitário deve cursar a partir do 4.º semestre, ou faltando um ano para a formatura. Além disso, precisa estudar no turno da noite ou ter disponibilidade para mudança de horário na sua instituição de ensino. No total, são aproximadamente 60 vagas de estágio.

Serão aceitas inscrições de universitários dos cursos de Administração, Analista de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharias, Estatística, Geografia, Geologia, Jornalismo, Licenciatura em Química, Marketing, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química industrial, Relações Internacionais, Relações Públicas, Seguros, Sistemas da Informação, Tecnologia da Informação, entre outros. Nesta edição do Talento Infinito, os jovens selecionados ingressarão nas unidades em 2020.

As candidaturas serão on-line, por meio do site da Hydro. As provas nas disciplinas de Inglês e Raciocínio Lógico também serão on-line.

Clique aqui para se candidatar.

Acordo de cooperação – Em maio deste ano, a Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, firmou um acordo com a empresa Hydro, que envolve o desenvolvimento e o financiamento de projetos de pesquisa, entre outras ações acadêmicas. Uma das primeiras ações é justamente a divulgação das inscrições para o programa Talento Infinito.

Segundo a Pró-Reitora de Relações Internacionais da UFPA, professora Marília Ferreira, o acordo é importante porque uma das formas mais apropriadas de se impulsionar a capacidade de inovação das Universidades é justamente o fortalecimento da sua relação com empresas e indústrias. “Com a assinatura do acordo, inúmeras possibilidades podem ser organizadas entre as duas instituições, desde estágios até projetos de pesquisa avançados. A possibilidade de vinculação dessa parceria ao Parque Tecnológico e à Agência de Inovação para tornar a formação dos estudantes mais empreendedora é um caminho desejável para um futuro próximo, uma vez que a oferta de formação consolidada em Ciência e Tecnologia no ambiente universitário pode propiciar soluções criativas para problemas que ultrapassam os muros da Universidade”, conclui.

Para o diretor da Universitec, professor Gonzalo Enríquez, a Agência, enquanto NIT da UFPA, atua como ponto de partida na procura de talentos dentro da Universidade, colocando-se como plataforma para recrutar talentos e inseri-los na indústria. Positivo tanto para a Universidade quanto para a Hydro, o professor enxerga no Talento Infinito inúmeras possibilidades. “Pode-se, num futuro próximo e a partir do programa, pensar em avanços tanto na melhoria de gestão da empresa quanto no desenvolvimento de tecnologias que solucionem, por exemplo, problemáticas como a do armazenamento de rejeitos da bauxita”, comenta.

A diretora de Acordos Internacionais da Prointer, professora Maria Amélia Enríquez, também considera o programa positivo. “Esta é uma excelente oportunidade para que nossos estudantes conversem diretamente com os representantes da empresa a fim de conhecerem as vantagens e os desafios para estagiar nas empresas do Grupo Hydro. Esta ação também faz parte das várias atividades que estão previstas no Acordo de Cooperação estabelecido entre a UFPA e na Hydro em maio deste ano”, afirma.

Seleção de três etapas – A segunda etapa da seleção, chamada de Fit Cultural, será usada para definir a afinidade dos candidatos com os valores da Hydro. A terceira etapa será um evento de palestras e dinâmicas para finalização da seleção dos novos talentos, com a participação de gestores das áreas das empresas que acompanharão os estagiários.

Segundo Douglas Ruozzi, diretor de Recursos Humanos da Hydro, estagiários são um dos públicos beneficiados pela estratégia da empresa em desenvolver novos talentos nas suas áreas de atuação. “O Talento Infinito foi estruturado de forma robusta, buscando contribuir efetivamente para o desenvolvimento desses jovens, incluindo treinamentos, tutoria de mentores, reuniões mensais com o RH, entre outras ações”, comenta.

O programa chega a sua segunda edição após o sucesso da primeira turma, de 60 jovens, que se formaram no mês de agosto, com grandes êxitos. Duas estagiárias estão entre os finalistas na categoria regional do prêmio do Instituto Evaldo Lodi (IEL) e o próprio Programa Talento Infinito é finalista do mesmo prêmio na categoria de “Melhor Programa de Estágio”. “É com os frutos colhidos na primeira turma e com a expectativa do reconhecimento no prêmio do IEL que a Hydro abre as inscrições para a segunda edição do Programa Talento Infinito. A empresa busca ser reconhecida como o melhor programa de estágio do país, além de estreitar os laços com as universidades”, acrescenta Douglas Ruozzi.

A Hydro – Fundada em 1905, a empresa norueguesa é uma das maiores na produção de alumínio no mundo e está presente em 40 países, em todos os continentes. Desde 2010, a empresa realiza a extração e produção de bauxita, alumina e alumínio em Barcarena, Trombetas e Paragominas, no Pará.

Atualizado em 08/10/2019 às 13h35.

Texto: Ascom/Universitec, Ascom/Hydro Brasil e Ascom/UFPA.