‘O empreendedorismo me trouxe coragem e confiança’, diz Felipe Araújo, Aluno do Ano Unilever

Publicado em: 14/09/2015 às 22:04

Na terça-feira (15), serão duas oficinas. De 9h às 13h, a programação será no Auditório do Campus da UFPA de Capanema. Inscrições aqui. De 18h às 22h, no Auditório de Ciências Naturais da UFPA de Bragança. Inscrições aqui. “Os esforços de levar para o interior as ações de empreendedorismo são extremamente valiosos. Achei uma ideia incrível, pois as possibilidades estão para todos. Não temos mais barreiras, a internet democratizou as ferramentas de trabalho. As barreiras existentes hoje estão em nós por não acreditarmos em nossos potenciais. Tenho certeza que nascerão grandes sonhadores e empreendedores com essas iniciativas”, diz Felipe.

Jornada do herói
Nascido em Vigia, Felipe Araújo sempre foi estudante de escola pública. Aprovado no curso de Engenharia Elétrica da UFPA, em Belém, ele conta que desde cedo percebeu o seu desejo de trilhar caminhos diferentes. “Optei pela engenharia, mas nunca quis ser uma ‘calculadora ambulante’. E fazer cursos e participar de grupos sobre empreendedorismo me mostrou as ferramentas para tornar a minha inquietação em potencial profissional”, conta.

Integrante do Clube de Empreendedorismo da Universitec – Agência de Inovação Tecnológica, Felipe Araújo está à frente do time Enactus UFPA, que reúne 29 membros e foi criado há 6 meses. Presente em 36 países, a Enactus é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza estudantes a criarem soluções para problemas de comunidades carentes em todo o mundo. Atualmente, 1500 estudantes e 130 professores se dividem em 73 faculdades pelo Brasil, onde a organização está presente desde 1998.

Dentro da Enactus UFPA, Felipe Araújo e os parceiros Rafael de Oliveira e Paulo Henrique Souza defenderam no campeonato de São Paulo o projeto Cíclica, que busca organizar e fortalecer o trabalho dos catadores que atuam na triagem do lixo. “O diferencial é que buscamos empoderar os catadores a fim de torná-los agentes ambientais, gerando emprego e renda a partir da sustentabilidade”, explica Araújo a respeito do projeto contemplado com o prêmio Liga Rookie no campeonato nacional Enactus, dedicado a times formados a menos de um ano.

Voltado ao estímulo do empreendedorismo social, o Campeonato Nacional Enactus Brasil 2015 reuniu 30 times competidores, e mobilizou uma plateia de 900 pessoas do Brasil inteiro, além de 120 executivos. “Fui avaliado por executivos da Unilever. Eu não tinha pretensões de ser eleito o Aluno do Ano, mas dei o meu melhor em cada etapa. Concorri com alunos das melhores universidades do país, e nunca poderia imaginar que seria contemplado com o estágio na Unilever. Entre muitas coisas que aprendi nessa experiência, uma das mais importantes foi que a gente precisa acreditar em si mesmo, e não achar que somos menores que ninguém, mas tão capazes quanto”.

Para Felipe, o empreendedorismo mudou a sua vida, e esse potencial transformador pode alcançar muito mais gente. “Um jovem empreendedor estará sempre em busca do novo, em busca de desafios e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”.