Natal Cultural beneficia crianças da comunidade. Participe!

Publicado em: 05/12/2014 às 16:23

Artistas e artesãos de produtos criativos da rede do PCT Guamá e da comunidade vizinha ao parque paraense participarão das atividades deste ano, que no dia 11 vai culminar com as apresentações artísticas e distribuição de brinquedos para 200 crianças atendidas pelos ambulatórios de autismo e dificuldade de aprendizagem, do Hospital Bettina Ferro de Souza e das famílias vizinhas ao PCT Guamá numa parceria com a Associação Comunitária Gabriel Pimenta, do bairro da Terra Firme. “Há 2 anos, o PCT Guamá realiza iniciativas sociais envolvendo crianças da comunidade do entorno no período natalino. Já atendemos mais de 600 crianças, distribuindo brinquedos e envolvendo-as em ações culturais animadas e de conscientização da importância do Natal para o fortalecimento do afeto e união nas famílias”, comenta Antônio Abelém.

Na programação deste ano, o PCT Guamá também quer contribuir para o aprimoramento dos profissionais que trabalham com economia criativa nas comunidades do entorno e na rede do parque paraense. Para isso, estabeleceu parceria com a Incubadora Pará Criativo, que participa do evento proferindo as palestras “Entendendo a Economia Criativa”, por Manoel Ruy Secco; e “Pitch: Inovação e Sustentabilidade – Oportunidade de Negócios Criativos com Resíduos Sólidos”, por Guilherme Repilla.

O público que visitar o bazar, de 9 a 11/12, vai encontrar peças em pintura, artesanatos e acessórios à base de produtos da floresta e recicláveis, quadrinhos, bonecos regionais, chocolates 100% cacau e licores com sabores amazônicos. “Estas iniciativas reforçam o compromisso do Parque em apoiar o desenvolvimento local, oferecendo capacitação, mostrando as oportunidades de mercado e contribuindo para gerar mais visibilidade para negócios criativos de potencial inovador”, declara Abelém.

No dia 11/12, a partir das 8h, o Natal Cultural envolverá, além do bazar, diversas programações culturais simultâneas como dinâmica lúdica de quadrinhos com a Turma do Açaí;  teatro de bonecos e resgate de brincadeiras infantis com o artista Saci; exibição de animação produzida em stop motion a partir de materiais recicláveis pelos estudantes da Escola Domingos Acataussu,  apresentação de corais infantis envolvendo crianças da escola da Associação Comunitária Gabriel Pimenta, apresentações de hip hop, dança de salão e apresentação da cantora Gina Lobrista. Ao final, em torno da árvore de miriti produzida pela Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba, serão distribuídos presentes para as 200 crianças convidadas para o evento.

Parceiros – O Natal Cultural do PCT Guamá envolve parceria de várias empresas e instituições ligadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação como o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), Duo Classic, Instituto Tecnológico Vale (ITV), CB Engenharia, Comando da 8ª Região Militar- 8ª Divisão de Exército, equipe de transporte da Universidade Federal do Pará (UFPA), Copem e doadores anônimos.

Rede
O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, organização social sem fins lucrativos,  criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Texto: Solange Campos  – ASCOM PCT Guamá
Foto: Karina Martins