Minicurso sobre comunicação e desenvolvimento pessoal aconteceu na última segunda-feira

Publicado em: 10/08/2016 às 11:25
Tempo de leitura: 2 minutos

O evento teve o objetivo de mostrar como a comunicação pessoal influencia no âmbito profissional. A proposta foi passar um entendimento inicial sobre apresentação pessoal e postura diante de negociações e situações de ambientes corporativos em geral, perpassando por assuntos como: a comunicação no trabalho, comunicação visual, gestos e voz e principais erros de comunicação, entre outros.
Ana Carolina Brito, aluna de biotecnologia, comentou que o minicurso passou bastante informação em suas 4h de duração. Segundo ela, o que mais lhe chamou a atenção foi o significado de criar âncoras na comunicação e a quebra de estado para tirar o foco de uma situação anterior e iniciar outra. “Acho que tanto profissionalmente quanto pessoalmente me mostrou que não precisa ter tanto medo ou vergonha de se comunicar, de ser mais direto, mas ao mesmo tempo pensar antes no que vai dizer de acordo com cada contexto”, conta a estudante.
Bruna Barbosa, que é Practitioner em Programação Neurolinguística e Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching foi a ministrante do curso. Ela afirma que a comunicação pessoal é importante por permitir que as pessoas se relacionem em diversos ambientes, nos quais podem estar possíveis clientes, por facilitar a relação com colegas de trabalho e chefe e por intermediar possíveis conflitos e diferenças inerentes à natureza humana. Neste evento, a ministrante escolheu destacar os princípios básicos e os elementos que interferem em uma boa comunicação, além de como criar um plano de comunicação para diferentes situações. “O feedback que eu recebi das pessoas foi muito bom, eles realmente tiveram uma melhora na comunicação na apresentação final”, conta Bruna.
Bruna se especializou em Executive Coaching e Empowerment Coaching pelo instituto Arline Davis e é reconhecida na área pela European Coaching Association (ECA), pelo Behavioral Coaching Institute, pela Global Coaching Community (GGC) e pela International Association of Coaching (IAC). Ela também é formada em Transe Generativo por Stephen Gilligan, criador do método, e em Constelações Familiares através do Metaforum Internacional.
O Minicurso faz parte do calendário de qualificações da Universitec, que tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará (SECTET/PA), por meio de Convênio para implantação do Modelo CERNE no PIEBT.

Leia também