Jovens empreendedores são premiados no StartNOW

Publicado em: 29/11/2016 às 17:43

Empreendedorismo dentro e fora da sala de aula

Uma das mentoras convidadas, a professora de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia, Kátia Omura, comentou sobre a experiência de ter incentivado vários de seus alunos a participar do StartNOW, o que trouxe um resultado inesperado e surpreendente: todas as três ideias mais bem avaliadas pelos jurados propuseram alguma solução para áreas da saúde. “Tenho provocado o incentivo ao empreendedorismo na faculdade, uma vez que poucos saem da graduação em saúde com o interesse de abrir um negócio. Por isso, utilizei o evento com forma de avaliar e incentivar meus alunos, o que acabou fechando com chave de ouro com o resultado final”, destacou.

A equipe vencedora, por exemplo, apresentou o projeto Luditech, uma proposta para desenvolvimento de jogos utilizando a Realidade Virtual Imersiva, no tratamento e reabilitação de pessoas com distúrbios e desajustes físicos e/ou mentais. “A ideia é fruto de uma visão sensível que articula a díade tecnologia-saúde. E, além dos pulos, lágrimas e abraços de vitoriosos, este resultado não representou apenas vencer a competição, mas poder dar continuidade no projeto que acreditamos ser útil e rentável”, comentou o estudante de Terapia Ocupacional, Lucas de Sena.

Também do curso de Terapia Ocupacional, a estudante Larissa Rocha explicou que a ideia da Sex4All, plataforma online de conteúdos informativos sexuais para portadores de deficiências físicas, segundo lugar da competição, partiu de um trabalho da faculdade. “Ter a chance de desenvolver melhor nossa ideia, a partir das mentorias e palestras durante a oficina, foi de fato o incentivo que estávamos precisando para colocar este projeto em prática”, comentou.

Já o terceiro lugar, a startup Viv, que propõe um sistema de conexão e avaliação entre pacientes e profissionais de áreas da saúde, como psicologia, fisioterapia, etc., foi um projeto construído por pessoas que tinham acabado de se conhecer, durante a oficina. O técnico em Tecnologia Informacional, Walder Wolf, membro da equipe, disse que “a oficina colaborou para perceber que dedicando certo tempo para desenvolver projetos, é possível construir algo do zero e começar a empreender”.

Confira resultado final AQUI

Premiação

As três equipes levaram o troféu StartNOW, mais certificado de colocação e direito a curso do Sebrae a fim de continuarem a desenvolver seus empreendimentos. O primeiro e segundo lugar terão horas gratuitas de atendimentos pela Mistral Consultoria e vaga garantida no novo laboratório de startups da Universitec, o StartupLab, sendo, respectivamente, uma vaga para startup residente e outra para não residente.

Texto: Taymã Carneiro – Assessoria de Comunicação da Universitec