Jovens empreendedores são premiados no StartNOW

Publicado em: 29/11/2016 às 17:43

Realizada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação Tecnológica (PIEBT/Universitec) e pela Rede de Incubadoras de Empresas (Ritu), a oficina StartNOW mais uma vez resultou em diversas propostas de negócios inovadores. Foram mais de 50 jovens que, reunidos em dez equipes, tiveram ideias inspiradoras para começar a empreender. Eles tiveram toda a autonomia para desenvolver startups e contaram com a consultoria de diversos profissionais experts em gestão empresarial.

“O intuito da oficina é estimular o olhar empreendedor e fazer com que as pessoas possam transformar problemas em soluções inovadoras e rentáveis. Para isso, o PIEBT oferece capacitação e todo o suporte para fomentar o empreendedorismo e as novas ideias”, comentou a coordenadora do PIEBT, Iara Neves.

A oficina ocorreu durante a Feira do Empreendedor 2016, no Hangar, no dia 19 de novembro, e durou cerca de 10 horas, incluindo palestras, mentorias, orientações, momentos de validação, entre outras atividades. Ao final, cada equipe teve que apresentar um pitch (resumo do negócio) em poucos minutos, sendo que as três mais bem avaliadas foram premiadas. O evento foi apoiado pelo Sebrae, Governo do Estado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas empresas Fella Clothing e Mistral Consultoria.

A mesa de jurados foi composta pelo diretor da Universitec, Gonzalo Enríquez; pelo coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt), Antônio Batista; pela secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Maria Amélia Enriquez; e pelo diretor de Comunicação e Marketing do Sebrae, Renato Cortez.

Mentorias

Diversos profissionais experientes participaram da oficina colaborando com as equipes. O quadro de mentores foi composto por: Bruna Barbosa, Emília Mendes, Felipe Araújo, Phelipe Matos, Iara Neves, Izabel Balieiro, Jota Netto, Kátia Omura, Leila Furtado, Lucas Sales, Nair Souza, Willys Campos. “É sempre muito prazeroso participar das oficinas, eventos e treinamentos da Universitec. E, em relação ao StartNow, pudemos ver que todas as equipes pensaram na inovação de mercado, tentando abrir um nicho que não seja ainda bem atendido. Tudo isso esteve explícitos nos projetos vencedores”, comentou Bruna Barbosa, mentora e parceira da Universitec.

Empreendedorismo dentro e fora da sala de aula

Uma das mentoras convidadas, a professora de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia, Kátia Omura, comentou sobre a experiência de ter incentivado vários de seus alunos a participar do StartNOW, o que trouxe um resultado inesperado e surpreendente: todas as três ideias mais bem avaliadas pelos jurados propuseram alguma solução para áreas da saúde. “Tenho provocado o incentivo ao empreendedorismo na faculdade, uma vez que poucos saem da graduação em saúde com o interesse de abrir um negócio. Por isso, utilizei o evento com forma de avaliar e incentivar meus alunos, o que acabou fechando com chave de ouro com o resultado final”, destacou.

A equipe vencedora, por exemplo, apresentou o projeto Luditech, uma proposta para desenvolvimento de jogos utilizando a Realidade Virtual Imersiva, no tratamento e reabilitação de pessoas com distúrbios e desajustes físicos e/ou mentais. “A ideia é fruto de uma visão sensível que articula a díade tecnologia-saúde. E, além dos pulos, lágrimas e abraços de vitoriosos, este resultado não representou apenas vencer a competição, mas poder dar continuidade no projeto que acreditamos ser útil e rentável”, comentou o estudante de Terapia Ocupacional, Lucas de Sena.

Também do curso de Terapia Ocupacional, a estudante Larissa Rocha explicou que a ideia da Sex4All, plataforma online de conteúdos informativos sexuais para portadores de deficiências físicas, segundo lugar da competição, partiu de um trabalho da faculdade. “Ter a chance de desenvolver melhor nossa ideia, a partir das mentorias e palestras durante a oficina, foi de fato o incentivo que estávamos precisando para colocar este projeto em prática”, comentou.

Já o terceiro lugar, a startup Viv, que propõe um sistema de conexão e avaliação entre pacientes e profissionais de áreas da saúde, como psicologia, fisioterapia, etc., foi um projeto construído por pessoas que tinham acabado de se conhecer, durante a oficina. O técnico em Tecnologia Informacional, Walder Wolf, membro da equipe, disse que “a oficina colaborou para perceber que dedicando certo tempo para desenvolver projetos, é possível construir algo do zero e começar a empreender”.

Confira resultado final AQUI

Premiação

As três equipes levaram o troféu StartNOW, mais certificado de colocação e direito a curso do Sebrae a fim de continuarem a desenvolver seus empreendimentos. O primeiro e segundo lugar terão horas gratuitas de atendimentos pela Mistral Consultoria e vaga garantida no novo laboratório de startups da Universitec, o StartupLab, sendo, respectivamente, uma vaga para startup residente e outra para não residente.