Integrantes da Universitec participaram de palestra com o coordenador da Agencia UFRJ de Inovação

Publicado em: 19/08/2011 às 00:00

Na sexta-feira,19, integrantes da Agencia de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec participaram no auditório da Universidade Rural da Amazônia – UFRA da palestra com o professor Ricardo Pereira, coordenador da Agencia de Inovação da UFRJ. O evento foi o organizado pelo NIT UFRA em parceria com a Rede Amazônia Oriental – NAMOR que é composta pela UFRA, Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, Universidade Federal do Pará – UFPA, Universidade do Estado do Pará – UEPA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Centro Universitário do Pará – CESUPA e Universidade Federal do Tocantins – UFTO. Na ocasião, Ricardo falou sobre a experiência da agência de inovação e questões relacionados ao tema “O papel da Inovação e Proteção do Conhecimento”.

Criada há quatro anos, a Agência UFRJ é uma iniciativa voltada para a aplicação e difusão dos múltiplos aspectos da Inovação dentro da UFRJ. É vinculada à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e é responsável pelas atividades de Propriedade Intelectual (PI) e Transferência de Tecnologia (TT), campos de atuação ligados às atividades de pesquisa acadêmicas.

A Agência é responsável por gerenciar processos de proteção do conhecimento e também estabelecer vínculos entre Universidade e empresas, contribuindo para que o conhecimento produzido chegue à sociedade. Outra atribuição da Agência é a articulação de projetos inovadores nas áreas de Empreendedorismo e Inovação Social, com o objetivo de promover as convergências que mostram que a inovação pode acontecer em qualquer área de atuação. Com Destaque para o trabalho que vem sendo realizado em apoio às Empresas Juniores da UFRJ.

A Coordenação da Agência, é composta também pela participação de Rogério Filgueiras, ex-analista de patentes do INPI. Ele tem buscado, ao longo dos seus três anos de existência, estruturá-la de forma a atender a crescente demanda verificada na Instituição. Para isso, está em andamento um amplo projeto com vistas a implantar as chamadas “melhores práticas” de gestão. Previsto no projeto aprovado em Edital PROINOVA da FINEP, vem sendo conduzido pela COPPE em parceria com o Elo Group e deverá estar concluído até o fim deste ano. Parte deste projeto será disponibilizada para que outras Agências e NIT possam adaptá-lo às suas especificidades.

Texto : Hellen Lobato – Universitec