Inscrições abertas: XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XXII Workshop Anprotec

Publicado em: 10/07/2014 às 15:20

Estão abertas as inscrições para o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XXII Workshop Anprotec. Nesta edição, a novidade são as inscrições por “trilhas”, pacotes com programação pré-definida e preços promocionais, voltados para os diferentes públicos do evento – Empreendedores, Parques e Incubadoras.

O evento, que tem como tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultado”, ocorrerá entre os dias 22 e 26 de setembro deste ano, em Belém, com a realização da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a organização local do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a parceria de Núcleos de inovação tecnológica locais e do setor industrial.

“A Anprotec é líder do movimento de empreendedorismo em inovação no país, e promover, no nosso estado, essa oportunidade de intercâmbio com associados, entre incubadoras de empresas e parques tecnológicos, é uma oportunidade muito valiosa para o mercado da inovação”, destaca o professor Marcus Nunes.

Criada em 1987, a Anprotec reúne cerca de 280 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. A Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

A trajetória da Anprotec está diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros. A implantação desses ambientes em diferentes regiões disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Atualmente, o Brasil conta com 400 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo site do evento. Para realizá-las, os interessados precisam criar um cadastro no site do Seminário Nacional. Os pedidos de cancelamento e alterações nos cadastros poderão ser encaminhados para o e-mail inscricao@seminarionacional.com.br, observando as seguintes condições: as alterações de participantes podem ser realizadas até o dia 1º de setembro, e os cancelamentos feitos até 22 de agosto terão devolução de 50% do valor pago. Após essa data, o montante não será devolvido.

Estão abertas as inscrições em trilha, com taxas promocionais. De 1º de maio até 21 de julho, todas as modalidades estarão disponíveis, mas os descontos serão menores. Nesse caso, o público pode optar em se inscrever apenas nas atividades de interesse (veja o programa preliminar) ou nas trilhas. A partir de 22 de julho, os valores serão alterados, permanecendo assim até o evento.

Rede
O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre  a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com o aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Trata-se de um ambiente de inovação que aproxima espaços de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e ensino) do setor produtivo (mercado), estimulando a transferência de tecnologia e a competitividade. “Além de facilitar a interação entre empresas de base tecnológica e o conhecimento, o Parque tem a perspectiva de atrair outros investimentos importantes para o Estado, como já está fazendo”, destaca o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém.

O perfil de estímulo ao empreendedorismo e o comprometimento com o desenvolvimento de tecnologia na Amazônia que definem a missão do PCT Guamá corroboram com os princípios norteadores da Universitec. A parceria entre as instituições, estabelecida ainda em 2012, para apoiar a Incubação de Empresas e de Empreendimentos de Base Tecnológica vem se fortalecendo: em 2013, o convênio da Fundação Guamá, gestora do parque tecnológico, com a UFPA financiou 14 consultorias para as empresas incubadas no PIEBT (O Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica), que integra a agência.

“A parceria tende a estimular a cultura de inovação no Pará, já que o PCT Guamá é uma ação do Governo do Estado, com apoio da UFPA. Então a aproximação do Parque com a Agência de Inovação da UFPA, que é a Universitec, reafirma a parceria de pesquisa e estímulo ao empreendedorismo entre o poder público e a academia. A missão da Universitec, neste sentido, é viabilizar condições e estruturas para que os pesquisadores e estudantes sejam capazes de avançar no desenvolvimento de tecnologia e negócios, gerando emprego, renda e reinventando o papel social e econômico do estado do Pará”, destaca Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec.

Serviço
XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XXII Workshop Anprotec. Data: 22 e 26 de setembro de 2014. Inscrições: de 1º de maio até 21 de julho de 2014.