Inove+ 2019 abre suas atividades celebrando o empreendedorismo na UFPA

Atualizado em: 27/09/2019 às 15:19

Está aberta a edição de 2019 do Desafio Inove+, a maior competição de empreendedorismo e inovação da Amazônia. O evento de abertura ocorreu na manhã do último sábado (24) no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus profissional da Universidade Federal do Pará, em Belém. Estiveram presentes mais de 400 pessoas desde empreendedores, mentores e parceiros até estudantes inscritos na iniciativa que, este ano, alcançou a marca de 250 participantes, superando a edição anterior.

Logo após o credenciamento, o professor José Augusto Lacerda Fernandes, da Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec, abriu o evento. Em seguida, o diretor da Agência, professor Gonzalo Enríquez, falou aos participantes. Ambos destacaram a importância do Inove+, realizado desde 2014, para o desenvolvimento de ideias inovadoras e sustentáveis que fortalecem o ecossistema de inovação da Amazônia. Os professores também agradeceram aos parceiros do Desafio, aos bolsistas da Universitec e aos voluntários que trabalharam antes e durante o evento de abertura.

Como representantes da Reitoria da UFPA, o evento contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação e Pesquisa, professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio, e da Pró-Reitora de Relações Internacionais, professora Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira. A professora Iracilda Sampaio saudou os participantes e manifestou a satisfação da Reitoria da Universidade em ter eventos como o Desafio Inove+ na agenda da instituição.

O palco do Inove+ 2019 também recebeu a equipe da Poupadin, ideia vencedora da edição de 2014 do Desafio e que, desde 2018, é incubada na Universitec. Manoel Lopes, cofundador da startup, falou sobre a ideia de desenvolver um aplicativo no formato de jogo que ensina de forma fácil, didática e divertida para crianças as técnicas de gestão financeira. Já em funcionamento, o game contribui para que crianças, na fase adulta, sejam capazes de administrar suas finanças pessoais.

Na sequência, Manuele Lima, assistente de projetos do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, falou sobre a atuação da entidade na promoção e na articulação de negócios sustentáveis na Amazônia. O Centro é correalizador do Desafio Inove+ 2019.

Durante a abertura, o time Enactus UFPA repetiu a apresentação que o consagrou campeão do Evento Nacional Enactus Brasil 2019 e o tornou representante do país na Enactus World Cup, que ocorrerá em setembro, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Dois projetos desenvolvidos pelo time, Amana Katu e Minerva, nasceram como ideias em edições anteriores do Desafio e hoje são negócios sociais que já impactam milhares de vidas.

Yuri Vidal, doutorando em Gestão da Informação pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e professor da UFPA, fez uma reflexão sobre o mundo do trabalho hoje e o futuro das profissões. Em seguida, o evento contou com uma palestra do arquiteto e urbanista Márcio Sequeira, criador e fundador do simulador interativo Mola, uma espécie de “lego” para engenheiros e arquitetos que simula o comportamento de estruturas metálicas. Egresso da UFPA, Márcio contou sobre a sua experiência profissional e o processo de criação do modelo que, além de já ter chegado a mais de 70 países, é recordista de financiamento coletivo no Brasil. A última campanha do Mola atingiu a meta de 100 mil dólares, o equivalente a 400 mil reais, em apenas oito horas.

Na parte final do evento, Lucas Alencar, cofundador da startup Adopets, e Rafaela Reis, vencedora da edição de 2017 do Inove+, deram início aos pitches de ideias. Ao todo, foram mais de 60 formuladores, número que superou o das edições anteriores. Em seguida, vários papéis com resumos das ideias foram postos na parede do auditório, formando um extenso mural. A partir do networking entre formuladores e colaboradores, as equipes foram previamente formadas.

A partir de agora, durante quatro semanas de programação, os participantes terão uma imersão em temáticas voltadas a negócios com mais de 100 profissionais do mercado e da academia com atuação em 13 estados brasileiros. Serão cinco capacitações presenciais e uma série de mentorias on-line, que poderão ser acessadas a partir de uma plataforma desenvolvida pela Execute Soluções, startup parceira do Desafio. Na plataforma, os participantes também poderão conversar entre si e com os mentores, que avaliarão o cumprimento de tarefas pelas equipes. O evento de encerramento será em 21 de setembro.

Saiba mais sobre o Desafio Inove+ 2019 aqui.

Atualizado em 29/08/2019 às 13h32.

Texto: Orlando Haber/Ascom Universitec

Fotos: Magda Lopes/Ascom CEBN