Incubadora PIEBT/UNIVERSITEC e empresas incubadas participam do Amazontech 2012

Publicado em: 20/11/2012 às 18:27

SAM 2546

Promover a cultura da inovação, a difusão e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos coerentes com a sustentabilidade do bioma amazônico, com a finalidade de gerar negócios sustentáveis e capazes de conquistar mercado. Esse foi o Objetivo do Amazontech em 2012. O evento ocorreu de 13 a 19 deste mês em Macapá, no Estado do Amapá.

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (UNIVERSITEC) marcou presença no evento por meio da Incubadora PIEBT e das empresas incubadas AMAZON DREAMS que participou da Rodada de Negócios e da mesa redonda “Negócios Sustentáveis na Amazônia: Casos de sucesso” que teve como foco soluções tecnológicas geradoras de mercado para negócios sustentáveis, participaram também da mesa redonda “ Incubadoras de Empresas na Amazônia”, a coordenadora da Incubadora/PIEBT, do Centro de Incubação de Empresas do IEPA (Amapá), da RITU/UEPA; e o representante da Rede Amazônica de Incubadoras (RAMI). A empresa INOVAR da participou como expositora.

A participação no evento foi fruto da parceria com o Sebrae que cedeu estandes e passagens aéreas para UNIVERSITEC e empresas incubadas como também contou com o apoio da UFPA e projetos da incubadora para o custeio das diárias.

Segundo a Coordenadora da Incubadora PIEBT, Iara Neves, a participação da Incubadora em um evento desse porte é importante, por se tratar de um espaço propício para troca de experiências, e importante também, por estar proporcionando às empresas incubadas a oportunidade de exporem seus produtos e serviços em um evento com abrangência regional, nacional e internacional.

Para Allãn Rogeres, sócio da INOVAR, a participação no evento foi bastante positiva , pois teve contato com empresários e empreendedores de outras regiões. “ Estar no Amazontech foi muito importante para a Inovar, muitas pessoas puderam conhecer nossos serviços e produtos, conseguimos firmar algumas parcerias que futuramente irão gerar bons negócios” acrescentou ele.

Parceria – a UNIVERSITEC é parceira do Amazontech a fim de promover junto com os responsáveis pela organização do evento a discussão e a difusão do conhecimento cientifico, tecnológico e a inovação, visando ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

“É fundamental que se estabeleça na Amazônia uma cultura de inovação e essa é uma das propostas do Amazontech, além de fomentar debates e propor soluções de caráter estratégico para a Região Amazônica, por isso é fundamental a parceria com instituições ligadas à ciência e tecnologia no Estado’’, afirmou Joao Carlos Alvarenga, Superintendente do SEBRAE – Amapá.

AMAZONTECH – é um Programa do SEBRAE desenvolvido pelos Governos dos Estados da Amazônia Legal, SEBRAE Nacional, Universidades Amazônicas, EMBRAPA e outros parceiros institucionais, para disseminação da inovação e tecnologia junto aos negócios que operam no ambiente amazônico, em abordagem sistêmica que inclui estratégias de mercado, políticas públicas, responsabilidade sócio-ambiental e educação, com o propósito de assegurar competitividade e sustentabilidade.

O AMAZONTECH teve sua primeira versão, no ano de 2001, no Estado de Roraima, através de iniciativa das unidades do Sistema Sebrae, situadas na Amazônia Legal     e em parceria com a EMBRAPA e Universidades da Amazônia, abrindo as portas para a discussão de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, com foco na inovação tecnológica e na ciência empresarial.Desde então o projeto vem sendo realizado com êxito, angariando importantes conquistas para os negócios de pequeno porte, com fundamento na inovação tecnológica, levando para a mesa de discussão projetos, temas, inovações e soluções interessantes para a Amazônia.

Texto : Hellen Lobato – Ascom UNIVERSITEC