Grupo de estudos realiza curso sobre Sistemas Fotovoltaicos

Publicado em: 30/11/2015 às 18:47

Com uma proposta atrativa tanto para estudantes quanto para profissionais das engenharias e arquitetura, além de eletricistas e eletrotécnicos, o curso objetiva fazer os participantes compreenderem mais sobre sistemas fotovoltaicos e como utilizá-los no cotidiano. As vagas para a edição novembro/dezembro do curso já foram todas preenchidas.

Curso – As atividades ocorrem no período de 30 de novembro a 4 de dezembro, das 14h às 18h, no laboratório do Gedae, localizado no Campus Profissional da UFPA. São 25 participantes que se envolverão em aulas teóricas, uma prática e uma visita técnica. O conteúdo fica por conta de Wilson Negrão Macêdo, professor do Instituto de Tecnologia (ITEC), e também, pelo engenheiro Renato Luz Cavalcante, mestre em Engenharia Elétrica pela UFPA.

Serão, ao todo, 20 horas de aprendizado sobre temas como Fundamentos e Aplicações da Energia Solar Fotovoltaica, Conceitos Básicos sobre Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCRs), Característica de Sistemas Interligados, Formas de Integração Predial e Figuras de Mérito para Avaliação do Desempenho de SFCRs.

Turmas – Neste ano, foram ofertadas duas turmas, sendo a primeira realizada no período de 18 a 22 de maio, também no laboratório do Gedae. Uma nova turma, com 25 vagas, está prevista para ocorrer entre os meses de março a maio de 2016, com período ainda a ser informado.

Gedae – O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas é vinculado ao Instituto Tecnológico (ITEC) e à Faculdade de Engenharia Elétrica da UFPA. O Gedae iniciou suas atividades no ano de 1994. Entre alguns dos objetivos do grupo, estão o levantamento de demandas e potenciais energéticos e o desenvolvimento de pesquisas sobre eficiência energética e uso racional, conservação e qualidade de energia.

Outras informações do curso podem ser obtidas aqui.

Fonte: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes