Equipe da cooperação Alemanha e Brasil visita a Universitec e conhece empresas incubadas que aliam tecnologia e sustentabilidade

Publicado em: 18/04/2016 às 18:21

Nesta segunda-feira (18), Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, recebeu na sede da Agência representantes do projeto de Cooperação Técnica Brasil-Alemanha “Negócios Sustentáveis na Amazônia”.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela “Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit” (GIZ), o projeto veio ao Pará coletar insumos para a fase da iniciativa de 2017 a 2020.

“As experiências que a Universitec e o PIEBT vêm acumulando na área de inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia serão de grande valor para a missão. Nossa busca no encontro foi discutir possíveis formas de fortalecer cadeias produtivas que tem sua base na sociobiodiversidade da Amazônia, experiências com o estímulo de negócios e empreendimentos inovadores nesta área, e possíveis áreas de interação”, declarou Frank Krämer, assessor técnico da Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais.

A cooperação entre Brasil e Alemanha é orientada para a superação dos desafios globais de Mudança Climática e Conservação da Biodiversidade. Como pontos principais,  estão os temas “Energias Renováveis e Eficiência Energética”, bem como “Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais”.

“A Universitec apoia, principalmente, empresas comprometidas com o desenvolvimento tecnológico e econômico sustentável. Atualmente, entra nossas empresas, temos a Ensolaris, que desenvolve placas de energia solar; além de outras iniciativas que exploram de maneira responsável os insumos da Amazônia nos setores de alimentação, cosmético e fármacos”, pontuou Gonzalo Enríquez.

Sobre a cooperação Brasil e Alemanha

A meta da cooperação no projeto é prestar contribuições efetivas e mensuráveis para a proteção do clima e a conservação da biodiversidade; e elaborar e testar em conjunto soluções inovadoras com potencial para serem amplamente aplicadas nas políticas de desenvolvimento sustentável.

Dentro do governo federal alemão, o órgão responsável é o Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). Outros atores dentro do governo são o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), através daIniciativa Internacional da Proteção do Clima (IKI), e o Ministério Federal das Relações Externas (AA).

A implementação de projetos acordados entre os governos é realizada através da cooperação entre as organizações executoras do governo alemão – o KfW Entwicklungsbank e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – e os  diversos parceiros de projeto brasileiros (ministérios federais, secretarias  estaduais, municípios, instituições governamentais e empresas públicas). O setor privado e a sociedade civil também estão envolvidos estreitamente na cooperação e são parceiros importantes.