Entrega dos prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente acontece hoje no Hangar

Publicado em: 28/10/2016 às 19:00
Tempo de leitura: 1 minuto

Conheça os vencedores

O estado do Pará foi contemplado em três categorias da premiação: Projetos de Natureza Ambiental, Personalidade Amazônica e Empresa na Amazônia. Os demais estados vencedores foram Amazonas, Amapá, Sergipe e São Paulo.

Categoria Projetos de Natureza Ambiental

Projeto: Aproveitamento de Resíduos Sólidos do Caranguejo-Uçá: Alternativa de Renda e Uso Sustentável.

Candidato: Marcus Emanuel Barroncas Ferna (PA)

Categoria Projetos de Natureza Econômica-Tecnológica

Projeto: Confecção de próteses ortopédicas com fibras vegetais de espécies nativas da Amazônia.

Candidato: Jadir de Souza Rocha (AM)

Categoria Projetos de Natureza Social

Projeto: Métodos alternativos de tratamento de água aplicados em aldeias indígenas do Vale do Javari – Am.

Candidato: Adriana Ribeiro Francisco (SP)

Categoria Personalidade Amazônica: Carlos Fernandes Xavier (PA)

Categoria Economia Criativa

Projeto: Caminhos Tapajós. Museu de Território das comunidades ribeirinhas da Flona (Santarém/PA).

Candidato: Janaína Cardoso de Mello (SE)

Categoria Economia Verde

Projeto: Batedeira de Açaí Solar.

Candidato: Allana Trajano Feijão (AP)

Categoria Empresa na Amazônia: Agropalma AS (PA)

Categoria Microempreendimento de Sucesso na Amazônia: Maria Lopes Alves Brito (AM)

Com informações do jornal O Liberal e do site www.amazonia.ibict.br

Publicado em: 28/10/2016 às 19:00

Hoje, 28 de outubro de 2016, acontecerá a cerimônia de entrega dos prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. A solenidade será no Hangar e vai agraciar as empresas, projetos e empreendedores que venceram nas oito categorias incluídas nas premiações, das quais três foram conquistadas por paraenses. Além disso, a cerimônia de premiação vai homenagear os 400 anos de Belém e os 150 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi.

No total, foram inscritos 171 projetos de 19 estados brasileiros, todos com a temática voltada para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, o que era uma das regras da premiação. O prêmio Samuel Benchimol abrange três categorias para projetos e uma premiação honorífica: projetos de natureza ambiental, de natureza econômica-tecnológica, de natureza social e personalidades que contribuem para o desenvolvimento da região. Já os prêmios do Banco da Amazônia englobam duas categorias para projetos e duas para empreendimentos: Economia Criativa, Economia Verde, Empresa na Amazônia e Microempreendimento de sucesso na Amazônia.

Em entrevista ao jornal O Liberal, o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, a intenção da premiação é valorizar o empreendedorismo que preza pelo desenvolvimento sustentável da Região Amazônica e incentivar a execução e o reconhecimento desses projetos.

Os concorrentes foram avaliados por uma comissão julgadora formada por empresários, acadêmicos e profissionais especializados do Acre, Amazonas e Pará. O processo de julgamento dos projetos também passou por uma avaliação técnica, que foi feita por profissionais de todos os estados da Amazônia Legal, além dos ministérios do Meio Ambiente de Integração Nacional.

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) fez parte da comissão julgadora, por meio do diretor da Agência, Gonzalo Enríquez, que representou a Academia no comitê científico de avaliação. A Universitec também foi um dos órgãos promotores do evento.

Conheça os vencedores

Categoria Projetos de Natureza Ambiental

Candidato: Marcus Emanuel Barroncas Ferna (PA)

Categoria Projetos de Natureza Econômica-Tecnológica

Candidato: Jadir de Souza Rocha (AM)

Categoria Projetos de Natureza Social

Candidato: Adriana Ribeiro Francisco (SP)

Categoria Personalidade Amazônica: Carlos Fernandes Xavier (PA)

Categoria Economia Criativa

Candidato: Janaína Cardoso de Mello (SE)

Categoria Economia Verde

Projeto: Batedeira de Açaí Solar.

Candidato: Allana Trajano Feijão (AP)

Categoria Empresa na Amazônia: Agropalma AS (PA)

Com informações do jornal O Liberal e do site www.amazonia.ibict.br