Empresários da Martinica conhecem trabalho da Universitec

Publicado em: 09/03/2015 às 15:00

Empresários da Martinica visitaram a sede da Universitec. O objetivo dos investidores é conhecer pesquisas e inovações nas áreas de fármacos, agronegócios, cacau e alimentos em geral. Em seguida, a comitiva visitou laboratórios de Engenharia de Alimento da UFPA, Luiz Ferreira de França. Alberdan Silva Santos, do ICB Instituto de Ciência Bióligocas.

A comitiva, formada por sete empresários, trouxe representantes da PARM – Polo de Agroalimentar da Região da Martinica. Junto à UFPA, um dos interesses é estabelecer intercâmbio de conhecimento e parceria científica por meio do PARM. Trata-se de um polo de expertise que desenvolve há 10 anos atividades de pesquisa, orientação e assessoria junto aos setores e às empresas da área agroalimentar. O PARM é o parceiro do desenvolvimento e da inovação dessa área na Martinica, beneficiado pelo apoio da Autoridade Regional em termos de financiamento e de orientação na estratégia de implantação das suas atividades na Martinica.

Referência na pesquisa de inovação e conhecimento na área de biodiversidade na Amazônia, a Universitec tem interesses em comum com a Martinica, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias capazes de agregar valor a matérias-primas da floresta e estimular a economia sustentável. “Essa parceria é fundamental porque integra interesses comuns. São dois focos primordiais: o uso da biodiversidade em programas que agreguem valor a produtos oriundos do patrimônio genético da Amazônia, tornando-os competitivos para o mercado nacional e estrangeiro. Em segundo lugar, trata-se de uma parceira importante em atividades conjuntas na área do desenvolvimento científico, tão fundamental quanto a própria inovação tecnológica”, analisa Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec

José Egypto, assessor da Reitoria da UFPA e assessor da Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará), destacou a necessidade de estreitar os laços econômicos entre Pará e Martinica, e os atrativos naturais do estado. “Martinica tem um expressivo fluxo de compra de produtos do Pará, mas a recíproca não é verdadeira. E isso precisa mudar. Por outro lado, o Pará produz um dos melhores cacaus do Brasil, matéria-prima que é um maiores interesses da Martinica”.

Katia Rochefort, diretora do PARM, falou com entusiasmo sobre o intercâmbio e a possibilidade de parceria junto à Universitec/ UFPA. “Ver a experiência da Universitec nos norteia, porque temos grande interesse de estabelecer na Martinica uma incubadora de empresas, voltada sobretudo para a exploração do cacau. E a visita à UFPA nos possibilitou também conhecer projetos de inovação na área de alimentos, um dos nossos maiores focos de investimento”.

Junto à UFPA, um dos interesses é estabelecer intercâmbio de conhecimento e parceria científica por meio do PARM – Polo Agroalimentar Regional da Martinica. Trata-se de um polo de expertise que desenvolve há 10 anos atividades de pesquisa, orientação e assessoria junto aos setores e às empresas da área agroalimentar. O PARM é o parceiro do desenvolvimento e da inovação dessa área na Martinica, beneficiado pelo apoio da Autoridade Regional em termos de financiamento e de orientação na estratégia de implantação das suas atividades na Martinica.

Referência na pesquisa de inovação e conhecimento na área de biodiversidade na Amazônia, a Universitec tem interesses em comum com a Martinica, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias capazes de agregar valor a matérias-primas da floresta e estimular a economia sustentável. “Essa parceria é fundamental porque integra interesses comuns. São dois focos primordiais: o uso da biodiversidade em programas que agreguem valor a produtos oriundos do patrimônio genético da Amazônia, tornando-os competitivos para o mercado nacional e estrangeiro. Em segundo lugar, trata-se de uma parceira importante em atividades conjuntas na área do desenvolvimento científico, tão fundamental quanto a própria inovação tecnológica”, analisa Gonzalo Enriquez, diretor da Universitec