Empresa Incubada da UFPA vence Prêmio FINEP 2012

Publicado em: 25/10/2012 às 18:23

A empresa Amazon Dreams, que faz parte do rol de empresas incubadas mercado integra a Coordenadoria de Incubação de Empresas  e Parques  Tecnológicos – PIEBT, da Universitec da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC foi a vencedora da 15ª edição do PRÊMIO FINEP de Inovação 2012, na categoria Micro e Pequena Empresa. A premiação aconteceu ontem  24,  no Espaço Cultural São José Liberto, em Belém.

Tornar-se a referência global em compostos bioativos da Amazônia ricos em antioxidantes, com padronização, qualidade superior e sustentabilidade sócio-ambiental é a missão da Amazon  Dreams e a empresa tem conseguido firmar-se no mercado.  A empresa foi criada por pesquisadores da Universidade Federal do Pará, em 2002, e trabalha com tecnologia de química fina de produtos naturais, capaz de purificar, fragmentar e padronizar lotes de compostos ricos em antioxidantes extraídos de frutas e folhas da floresta amazônica. Tendo como diferencial, o processo de purificação de antioxidantes com 70% no nível de pureza, o que não foi atingido por nenhuma outra empresa do ramo. Todos os produtos comercializados pela empresa são protegidos por patentes de co-titularidade com a UFPA.

Reconhecimento – Amazon Dreams é uma das 50 empresas do país – e a primeira empresa da região Norte – a ser contemplada pelo Fundo Criatec de Capital Semente – uma iniciativa inovadora do BNDES e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para investimentos de Capital de Risco no Brasil.

Para a Coordenadora da Incubadora PIEBT da Universitec , Iara Neves, “ O prêmio FINEP é um incentivo às empresas, que com o abono financeiro que recebem têm a possibilidade de investirem ainda mais em inovação”, conclui.

De 2007 a 2012, a Finep já investiu cerca de R$ 360 milhões na Região Norte, apoiando projetos inovadores por meio de seus diversos instrumentos. A região já teve dois ganhadores nacionais no Prêmio, e o Pará venceu 13 vezes na região Norte, em diferentes categorias. Este ano, a Premiação conta com parceiros regionais que apoiam e dão capilaridade à iniciativa, como a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), corresponsável pela categoria Inventor Inovador.

Nesta edição, são nove categorias contempladas, e o vencedor de cada categoria regional concorre automaticamente à etapa nacional. Este ano, pela primeira vez na história do Prêmio, serão disponibilizados de R$ 100 mil a R$ 600 mil para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria, totalizando cerca de R$ 9 milhões.