Empresa desenvolve game para ensinar dicas de economia e administração financeira voltado para crianças

Atualizado em: 12/09/2018 às 08:49

Problemas financeiros como endividamento vêm crescendo no Brasil. Isso ocorre devido à falta de preparo das pessoas em gerenciar sua renda, uma vez que, educação financeira no país não é um conhecimento ensinado nas escolas.

A educação financeira é um passo fundamental para que se repense os hábitos de consumo, criando uma sociedade mais saudável financeiramente e realizadora de objetivos. Com isso, a Poupadin desenvolveu um aplicativo focado nesse tema no formato de jogo que ensina de forma fácil, didática e divertida para crianças as técnicas de gestão financeira. Contribuindo para que na fase adulta, sejam capazes de administrar suas finanças pessoais.

Para Manoel Lopes, economista e fundador da empresa ‘’Além da necessidade de iniciativas que ofereçam o ensino do conhecimento financeiro para crianças, a aprendizagem por meio dos games é muito mais certa de obter resultados. Pesquisas apontam que atualmente adolescentes até 21 anos irão jogar cerca de 10.000 horas de videogame. Os jogos online fazem parte da rotina de jovens e adolescentes, e isso aplicado a educação financeira é muito mais eficaz.’’

Sobre a Empresa-

A Poupadin é incubada no Programa de Incubação de Empresas(PIEBT) da Agência de Inovação Tecnológica da Ufpa(Universitec), desde Abril de 2018, e já está na lista da revista Pequenas Empresas e Grande Negócios, como uma  das 7 startups mais bem vistas do Norte do país que estão fazendo sucesso com soluções tecnológicas. Formada por 4 economistas, ela surgiu de uma pesquisa prévia que foi realizada no Grupo de Educação Financeira da Amazônia, na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará(UFPA), onde foi apontado o grave problema da falta de educação financeira entre alunos de 15 anos, que não possuem o conhecimento básico sobre isso

A equipe conquistou o primeiro lugar do Desafio Inove+, junto com o prêmio da FADESP em 2014. Atualmente  a empresa comemora a seleção para a final do Inovativa Brasil 2018, sendo uma das 3 Startups paraenses que foram selecionadas para o programa de aceleração.

Jogar e Economizar

O jogo funciona no formato de game para tablets Android ou PCs, cujo objetivo é ensinar educação financeira de maneira divertida e didática para as crianças. Ele consiste em ensinar para elas técnicas básicas de finanças pessoais, tais como, montar um orçamento e planejamento adequado para iniciar uma poupança para atingir determinado objetivo. As rodadas são divididas em tarefas baseadas no cotidiano das crianças, no qual elas serão obrigadas a cumpri-las.

As tarefas são divididas em quatro elementos: educação (corresponde aos minijogos, que precisarão ser jogados para manter o equilíbrio da mesada), alimentação (o avatar perderá sua energia e necessitará ser alimentado), saúde (poderá ficar doente, devido a má alimentação) e conforto (terão várias opções para personalizar o quarto do avatar). O segredo do jogo é manter um equilíbrio financeiro, em que não se pode gastar muito e nem pouco.

Mudança Comportamental-

A empresa realiza diversos testes do aplicativos em salas de aula, buscando uma atuação em casa e na escola, já que a educação financeira é produzida com o conhecimento e a mudança no comportamento das crianças. ‘’As chances de uma criança não gostar de educação financeira se ela aprendeu de forma tradicional são muitas. Por isso, o game seria a melhor opção, oferecendo um aprendizado individual, livre e personalizado. ‘’ argumenta Manoel, a respeito da escolha da plataforma adaptada a metodologia pedagógica de ensino.

A iniciativa da Poupadin é relevante, uma vez que ao discutir o tema desde a infância, nas escolas e no ambiente familiar, os resultados são mais certos.

Acesse aqui para baixar o aplicativo e siga a Poupadin nas redes sociais.

Texto: Talissa Fernandes- Assessoria de Comunicação da Universitec