Empresa da Incubadora PIEBT/UNIVERSITEC representará a região norte na Final Nacional do Desafio Brasil 2013

Publicado em: 24/10/2013 às 14:59

A Syanz – Tecnologia de Automação, outra residente no PIEBT-Universitec-UFPA, conquistou o segundo lugar na competição. A empresa também esteve participando do Encontro Estadual de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade 2013 , com show room tecnológico. O evento foi promovido pelo Sebrae e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável dos Pequenos Negócios, promovendo a cultura da inovação e o avanço tecnológico.

Para a Administradora da Incubadora PIEBT, Iara Neves, ter duas empresas incubadas participando de uma premiação desse porte, que é o Desafio Brasil é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dessas empresas. “É muito gratificante ver a evolução das empresas dede sua entrada na incubadora até a participação de um concurso como este. Isso faz com que tenhamos a certeza de que estamos no caminho certo, no que se refere a suporte para que essas empresas alcancem sucesso no mercado, e sejam referenciais para as demais que fazem parte da Universitec”, completa.

A startup Amazon Dreams foi representada pelos empreendedores Fábio Moura, diretor de pesquisa e desenvolvimento; e Afonso Ramoa, diretor executivo. A empresa desenvolve seu trabalho em três eixos: Processos de extração de compostos antioxidantes de espécies vegetais amazônicos; Processo de purificação de compostos antioxidantes; e Controle de qualidade dos processos e produtos desenvolvidos. “Foi muito positivo participar desta premiação. O diálogo com os mentores locais contribuiu para uma apresentação mais demonstrativa e atrativa e a interface com a banca de juízes também agregou mais conhecimento para preparar a apresentação para a etapa nacional”, comentou Fábio Moura.

Pioneirismo – Pela primeira vez, o Desafio Brasil teve a final regional norte sediada em Belém (PA). Na plataforma online foram cadastradas 41 ideias e startups da região Norte, sendo que o Pará foi o estado com o maior número de participações com 13 startups e 11 ideias aceitas pelo Desafio; Manaus entrou com 7 startups e 4 ideias; Tocantins com 2 startups e 3 ideias e Roraima entrou com 1 ideia.

A Universitec por meio de sua Incubadora de Empresas tem cumprido o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia na UFPA e Região, visando o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, contribuindo assim para a formação de um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará.

Texto: Hellen Lobato – ASCOM – Universitec