Diretor da Universitec participa de reunião com Natura

Publicado em: 10/08/2008 às 23:13

Buscar parcerias na área de Ciência, Tecnologia e Inovação para estimular empreendedorismo e sustentabilidade na região amazônica. Essa é a essência do “Programa Amazônia – Uma rede de relações que gera valor compartilhado”, apresentado à Universidade Federal do Pará pela empresa de cosméticos Natura, nesta quinta-feira, dia 18. O Programa tem o objetivo de criar uma rede de pesquisas na região, agregando potencial científico e competência econômica para a exploração da sociobiodiversidade local. O reitor Carlos Maneschy recebeu a equipe da empresa para discutir a proposta em reunião.

Cosméticos sustentáveis – O interesse da Natura é o uso sustentável de vegetais de base biotecnológica para a produção de cosméticos. No Pará, as parcerias estão sendo estudadas com a UFPA, o Museu Emílio Goeldi (MPEG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Natura considera que a Amazônia é o setor chave para o desenvolvimento de negócios sustentáveis no País. Assim, o Programa visa investir cerca de R$ 1 bilhão na região até o ano de 2020, quando pretende ter, no mínimo, 1000 pesquisadores atuando na rede.

A previsão de lançamento do Programa é para novembro de 2011, juntamente com a inauguração de um Centro de Conhecimentos em Manaus. Outros investimentos visam à construção de uma fábrica de sabonetes e óleos em Benevides, no Pará, e a produção de insumos agroextrativistas em pontos estratégicos da Região Norte.

Ciência e empreendedorismo – O reitor Carlos Maneschy recebeu a proposta da empresa com uma expectativa positiva e disse que vê com bons olhos iniciativas que associam exploração sustentável a ciência e tecnologia. “A UFPA tem interesse absoluto na proposta e está de portas abertas para parcerias. É preciso que haja interação entre empresas privadas e instituições científicas para que o conhecimento possa avançar de forma segura. Uma parceria como essa, inclusive, é um modelo para que nossos alunos possam ter a dimensão do valor do empreendedorismo”, ponderou o reitor.

Maneschy aproveitou a ocasião para sugerir ao grupo empresarial que considerasse a possibilidade de criar um Centro de Conhecimentos não apenas em Manaus, mas também no Pará, pois “a UFPA é a instituição de pesquisa que agrega a maior produção científica da Pan-Amazônia visto que tem a maior quantidade de doutores, programas de pós-graduação, grupos e projetos de pesquisa da região, e, portanto, maior expertise acumulada e massa crítica em exercício.”

Futuro – Os gerentes afirmaram que a construção do Centro, no Pará, é um plano para o futuro do Programa e concordam que o projeto tem maior aderência com a ciência já produzida no Estado. O próximo passo é o amadurecimento de ideias para a busca das especificidades de cooperação. Após a reunião, os gerentes de Ideias e Conceitos da Natura, Victor Fernandes, Cláudia Leo e Leonardo Garnica, foram acompanhados pelo professor Ubiratan Holanda Bezerra, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, para uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá instalado na Universidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA