Diretor da Universitec é eleito vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Guamá

Atualizado em: 30/07/2019 às 16:07

Na manhã desta segunda-feira (8), foi realizada a reunião do Conselho Curador da Fundação Guamá. Integraram a pauta do encontro o balanço das ações do último trimestre e a deliberação de temas importantes integraram a pauta. Confira os destaques:

1. Implantação do Laboratório de Tecnologia Supercrítica, ligado ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará: coordenado pelo professor Raul Nunes de Carvalho Júnior, o laboratório realiza atividades como o desenvolvimento de processos para a obtenção de extratos e frações bioativas de plantas aromáticas, condimentares e medicinais; e extração e obtenção de antocianinas e flavonoides, com aplicação da tecnologia supercrítica.

2. Eleição do vice-presidente do conselho: o diretor da Universitec, professor Gonzalo Enríquez, foi o escolhido.

3. Conselho consultivo: foi aclamada a lista sugerida para a composição do conselho, formado por profissionais e pesquisadores especializados em diferentes áreas do conhecimento. De caráter técnico, o conselho será acionado para auxiliar a Fundação Guamá em temas específicos.

4. Despedida: esta foi a última reunião de Oswaldo Gonçalves dos Santos Filho. O conselheiro, que desempenhava o cargo de engenheiro C da Centrais Elétricas do Norte do Brasil, aposenta-se e se despede do conselho.

“Deliberamos questões muito importantes, de forma homogênea e tranquila, aprovamos a implantação de um novo laboratório de biotecnologia, e algumas mudanças que agilizam os mecanismos de administração da Fundação. Avalio a reunião como extremamente positiva”, afirmou a presidente do conselho e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professora Maria Iracilda Sampaio.

“A eleição vem ao encontro de um crescente processo de interação dos dois mais importantes ecossistemas de inovação tecnológica do estado, a Universitec e o PCT Guamá, que juntos compõem o Conselho Curador junto a professores, pesquisadores, representantes de instituições de governo e de empresas, bem como por empreendedores congregados em incubadoras e startups”, avaliou o professor Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec e vice-presidente eleito do conselho.

Atualizado em 09/07/2019 às 15h42.

Texto: Ascom/PCT Guamá com adaptações por Ascom/Universitec.