Diante da grande procura do público, Universitec promove nova oficina de Criação e Validação de Ideias

Publicado em: 23/06/2015 às 17:42
Tempo de leitura: 1 minuto

Após a grande procura do público, a Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec, com apoio da  Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), promoveu uma nova turma para a oficina de Criação e Validação de Ideias, que recebeu cerca de 100 inscrições. A segunda edição da Oficina, que começou no último dia 17, encerrou nesta segunda-feira, 22. A nova turma foi aberta para contemplar os estudantes inscritos para a primeira oficina, realizada no começo de junho, mas que não puderam participar porque as 20 vagas disponíveis esgotaram em poucas horas.

A oficina foi ministrada por Felipe Araújo, membro do Clube de Empreendedorismo e nome à frente da Enactus UFPA, uma organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo social, presente em 36 países. As aulas abordaram o processo de identificação de oportunidades, criação e validação de ideias, construção do modelo de negócios e formação de equipes e liderança.

Outro tópico discutido na oficina foi o Minimum Viable Product (MVP), que é o mínimo produto viável, a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e tempo de desenvolvimento. Outro tópico das aulas é o Business Model Canvas, ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.

Para Patrícia Rodrigues Valentim, a oficina superou as expectativas. “Abriu meus horizontes para o empreendedorismo, que até então eu não tinha dimensão da importância e do quanto empreender é uma possibilidade real e promissora”.