Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Publicado em: 26/04/2013 às 14:32

Por meio de cada grande inovação, tanto artística quanto tecnológica, acontecem as transformações que podem mudar a forma como a sociedade funciona. A exemplo disso temos Steve Jobs, que para simplificar a tecnologia e torná-la acessível a todos dá origem ao computador pessoal e em três décadas adiante, a um novo paradigma do entretenimento criando alguns dos produtos mais bem sucedidos da história das tecnologias digitais. Porém todas essas inovações precisam ser registradas e protegidas. Esses são uns dos objetivos da Propriedade Intelectual.

No dia 26 de abril comemora-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, instituído pela OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual, WIPO na sigla em inglês). Este dia também é uma oportunidade para incentivar as pessoas a manter uma reflexão sobre as ideias humanas na vida cotidiana e a importância da proteção das inovações e reconhecimento da criatividade.

Não há como negar o papel da inovação para o desenvolvimento e a importância para região que valorize, proteja e estimule a propriedade intelectual como um todo. Por isso, no Pará a UFPA mantém, hoje, uma posição estratégica no ranking elaborado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), entre todas as universidades do Brasil. Ela possui atualmente 71 pedidos de patentes no Brasil, no exterior 12 pedidos entre Japão, EUA e União Européia, África do Sul, uma patente concedida no EUA. Todas aptas a serem exploradas. Possui ainda 61 pedidos de registro de suas marcas sendo 22 concedidas e 1.852 registros de direito do autor junto ao escritório de direitos autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Reconhecimento – No Ranking Universitário realizado pela FOLHA, no indicador inovação. A Universidade Federal do Pará em décimo oitavo lugar, posição considerada relevante, estando entre as principais instituições de ensino do país, foram consideradas apenas as universidades, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento.

Atualmente, a UFPA por meio de sua Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), com sua Coordenadoria de Propriedade Intelectual, atua no mercado de Proteção do conhecimento produzido na UFPA. A Coordenadoria de Propriedade Intelectual tem por objetivo proteger juridicamente a produção intelectual da Universidade, com vistas à sua utilização econômica, assegurando aos autores/inventores e aos departamentos onde estão lotados, uma participação nos royalties obtidos com a comercialização, além de criar no âmbito da instituição a cultura do aproveitamento econômico da propriedade intelectual. O setor de PI é coordenado pela professora Maria Brasil, que também é professora da cadeira de Direito de Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da UFPA.

O conhecimento e a inovação fizeram e fazem parte da evolução humana, sendo responsáveis por importantes transformações e pela criação de novos paradigmas. “A propriedade Intelectual é uma vitrine para que a Universidade obtenha parcerias com a comunidade científica e com empresas porque mostra para a sociedade todo o trabalho técnico e científico realizado na Instituição”, revela Maria Brasil.

Sobre o RUF

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha utiliza uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

Informações – Para maiores informações e sobre como proceder para o pedido de proteção do direito autoral ou de propriedade industrial e patentes acesse www.universitec.ufpa.br

Texto: Hellen Lobato

Imagem: Divulgação