Design Export estimula inovação nas embalagens voltadas à exportação

Publicado em: 04/04/2016 às 15:45

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), O Centro Brasil Design e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) acabam de lançar a segunda edição do Design Export. Com atuação em âmbito nacional, o Programa apóia o desenvolvimento de produtos e embalagens inovadoras voltadas à exportação. Entre o público presente, empresas multissetoriais, profissionais de design, institutos tecnológicos, sindicatos, representantes do governo, de instituições de ensino e instituições bancárias.

Com a intenção de atender indústrias de todos os setores ou região, que tenham a exportação como parte de sua estratégia de negócios e estejam interessadas em desenvolver produtos ou embalagens voltados ao mercado internacional, o Design Export pretende atender nesta edição duas vezes mais empresas do que a anterior.

Suas ações são desenvolvidas a partir de consultoria e capacitação orientando as empresas na identificação de oportunidades de inovação e na escolha de profissionais e escritórios de design mais adequados a cada perfil. “A intenção é fazer com que as empresas adotem uma metodologia onde a inovação pelo design faça parte do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços”, explicou Sueme Andrade, analista de negócios internacionais da Apex Brasil.

Para a coordenadora da área de Vestuário e Moda do SENAI Pará, Lilian Costa, o evento é importante para o mercado paraense, na medida em que dá às empresas locais a oportunidade de desenvolver, por meios de ferramentas de design e de embalagem do produto, soluções que atendem as exigências do mercado internacional. “O design é um fator essencial para que as empresas possam competir lá fora. E esse suporte que a Apex propicia contribui para que as empresas desenvolvam esse diferencial competitivo e consigam se destacar internacionalmente”, ressalta.

Na visão do diretor do CIN Pará, Raul Tavares, o evento foi também foi uma oportunidade de aproximação de profissionais paraenses da área de designer com as empresas locais que pretendem exportar seus produtos. “Geralmente as empresas buscam esses serviços em outros estados, mas na verdade temos excelentes profissionais aqui no Estado. E que bom que agora poderão trabalhar alinhados às exigências de inovação que o mercado internacional exige”, destacou Raul Tavares, diretor do CIN Pará.

Na opinião do diretor, além do projeto financeiro que o projeto disponibiliza para as empresas, via editais públicos, o projeto tem grande importância quando insere empresas, de regiões como o Norte, no portfólio de projetos nacionais para internacionalização de produtos.

Durante o evento ficou acertado ainda que o prazo para acesso aos editais será estendido até o dia 22 de abril, para que seja capaz de contemplar a região Norte e Nordeste, últimas a receber o lançamento do Programa.

Conheça o Programa
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, objetivando não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado.
A primeira edição do Design Export auxiliou a criação de 100 projetos inovadores voltados à exportação, em 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros.
Saiba mais sobre o projeto em www.designexport.org.br

Fonte: Fiepa