Desafio Inove+ promove oficina de Pitch: Aprenda a vender a sua ideia

Publicado em: 15/09/2015 às 22:52

Se você tivesse pouco mais de alguns instantes para convencer um investidor a apostar na sua ideia de negócio, como você se sairia? O pitch é a ferramenta para não desperdiçar uma oportunidade de ouro como essa. “O primeiro passo para iniciar um pitch matador é o interlocutor ser o personal branding do projeto, negócio ou ideia. Ele tem que acreditar apaixonadamente no propósito da iniciativa para engajar os investidores”, diz Solange Campos, que irá dar dicas de como vender bem uma ideia na Oficina de Apresentação de Pitch na próxima quinta-feira (17), no Auditório do CAPACIT/UFPA, campus Guamá. A oficina é aberta a todos os interessados. As inscrições são gratuitas. Preencha o formulário aqui. Os participantes irão receber certificado.

A intenção da oficina também é preparar os formuladores para o evento de abertura do Desafio Inove+ deste sábado (19), quando irão apresentar suas ideias em um Pitch de um minuto e meio. A oficina é aberta também aos colaboradores, potencias formuladores do futuro. O tema será aprofundado na fase final do Desafio, quando as 10 equipes finalistas receberão orientação individual para preparar o Pitch que será apresentado à comissão avaliadora, formadores de opinião e investidores que estarão presentes no evento da grande final do desafio.

O pitch capacita o empreendedor a ser capaz de mostrar sua proposta de forma clara e concisa, mas não se restringe a exposições rápidas. Pode acontecer em diferentes contextos, e o discurso deve se ajustar a cada situação. Em um concurso de planos de negócios, a duração pode variar de 30 segundos a dez minutos. Em comum, algumas características desejáveis: concisão, objetividade e clareza. A descrição deve ser precisa e simples, para que até um leigo entenda.

Solange Campos, Coordenadora da Assessoria de Comunicação da FIEPA, tem larga vivência em ambientes de criação colaborativa, atuará como facilitadora e terá a nobre tarefa de compartilhar conhecimento com os universitários inscritos no Desafio Inove+. Confira o rápido bate-papo com a jornalista:

Como fazer um bom pitch?

“O primeiro passo para iniciar um pitch matador é o interlocutor ser o personal branding do projeto, negócio ou ideia. Ele tem que acreditar apaixonadamente no propósito da iniciativa para engajar o júri, investidores, mentores ou público que conhecerão sua proposta e dominar o conteúdo que servirá para dar base ao discurso do pitch. Para isso, ele precisa ser bem ensaiado para ser melhor apresentado.

Uma dica que já dinamiza a apresentação é desafiar o público a fazer alguma coisa, ofereça um cupom, gratuidade, mostre um protótipo. Mantenha sempre o brilho nos olhos e, a partir do seu conhecimento total sobre o ideia/projeto/negócio drible o nervosismo, mostrando confiança e credibilidade no seu produto. Capriche no design e enxugue o conteúdo apenas com palavras-chaves, limitando-se a uma mensagem por slide, considerando as seguintes questões como o tamanho do mercado (vale a pena gastar tempo e dinheiro desenvolvendo a sua solução? Existe realmente mercado para o que quer ofertar? Ele é grande o suficiente para valer a pena correr o risco de falhar?), Equipe (Qual o perfil de profissionais que você precisa para ajudar a fazer a sua ideia acontecer? Por que eles são relevantes para o projeto?) e o Modelo de Negócio (como você pensa em ganhar dinheiro com o projeto? Mesmo que não tenha certeza, quais as possibilidades para a rentabilidade?). É isso e muito treino cronometrado para afinar o discurso de maneira espontânea. Assistir bons pitchs ajuda bastante. O site bestpitchdecks.com traz alguns bons exemplos assim como vídeos sobre o assunto no You Tube”.

Fique ligado

O evento de Apresentação das Ideias e Formação de Equipes acontecerá no Centro de Convenções da UFPA “Benedito Nunes” neste sábado a partir de 8h. A programação iniciará com uma palestra sobre Formação de Equipes e Liderança proferida pela Dra. Ana Laura Figueiredo Costa, Bacharel em Direito atuante na área de RH e presidente da AIESEC em Belém.

Serviço:

Oficina de Apresentação de Pitch

Facilitadora: Solange Campos

Data: 17 de setembro (quinta-feira)

Horário: 16h às 20h

Local: Auditório do CAPACIT/UFPA (Campus do Guamá, Setor Básico, próximo ao Ginásio de esportes – Acesso pelo portão 2 da Av. Perimetral)

Informações: 3201-8022, 3201-8023 e 3201-8137