Desafio Inove+ entrega centenas de livros para biblioteca comunitária do Guamá

Publicado em: 23/10/2015 às 15:13

Nesta sexta-feira (23), a Universitec – Agência de Inovação Tecnológica da UFPA entregou mais de 260 livros ao Espaço Cultural Nossa Biblioteca, que atende crianças e jovens do bairro do Guamá. Os livros foram arrecadados como parte da inscrição do Desafio Inove+ 2015, competição de ideias inovadoras que reúne alunos do ensino superior de instituições públicas e privadas no Pará.

A TV Liberal, apoiadora do Desafio Inove+, esteve presente para acompanhar a entrega da doação, recebida pelo presidente e coordenador do ECNB, Raimundo de Oliveira. “O apoio da UFPA representa, para nós, que a instituição valida o nosso esforço de semear a cultura da leitura em um ambiente carente, marcado pela violência e pelo abandono de poder público. O que buscamos fomentar é que a juventude do Guamá enxergue na leitura e no estudo a escada para superar a miséria”, declarou o coordenador.

A pedra fundamental do Espaço Cultural surgiu ainda na década de 1970, por meio da ação de freiras estrangeiras que buscavam aprender a língua portuguesa, e começaram a reunir livros na casa onde moravam. Crianças e jovens eram recebidos para usar o acervo. Atualmente, o ECNB promove atividades de contação de história, cine Guamá e a Rua de Cultura, quando eventos de dança, música e literatura são levados para o público, ao ar livre.

“Se no Brasil, a média é 2 livros lidos por ano, imagina se conseguirmos que no Guamá, um bairro cheio de dificuldades, a média das crianças seja de 10, 15 livros por ano? Então nossa intenção é contribuir para que se desfaça o estigma no Guamá, conhecido por ser um bairro de ladrão, de violência, para que o local passe a ser reconhecido como um bairro de leitores”, diz Raimundo.

Seja um voluntário
O ECBN conta com a ajuda de voluntários. Aos sábados, a partir de 8h30, são promovidos círculos de leitura. Neste momento, os interessados em colaborar com o projeto podem atuar como mediadores de leitura, contando histórias para as crianças e lhes mostrando o acervo, para estimulá-las a ler. Há ainda necessidade de voluntários para trabalhar na catalogação dos livros, digitalização do acervo e organização do espaço.

Endereço do ECNB: Travessa 25 de junho, 214 – Guamá – Telefone: 55 (91) 3249-5270 CEP: 66 075 513 E-mail: ecnbiblioteca@gmail.com Site: http://ecnb.blogspot.com.br/