Curta essa Ideia! reúne centenas de alunos em palestra sobre o empreendedorismo

Publicado em: 06/03/2015 às 14:57

A ação foi uma promoção da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Universitec, com a parceria do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA).

Os calouros puderam conhecer melhor os ambientes de inovação tecnológica que apoiam os distintos ciclos de quem busca empreender no setor no Pará. “A UFPA abraçou a missão de, além de formar pesquisadores e mão-de-obra qualificada, formar empreendedores. E a Universitec se empenha em mostrar aos estudantes e aos pesquisadores que a academia pode ser a via de linkar conhecimento e mercado, de transferir a tecnologia desenvolvida na universidade para o mercado”, destacou.

O gestor do PCT Guamá, Antônio Abelém, apresentou o projeto de ação do Parque Tecnológico. “Além de facilitar a interação entre empresas de base tecnológica e o conhecimento, o Parque tem a perspectiva de atrair outros investimentos importantes para o Estado”, pontuou.

Universidade: celeiro do empreendedorismo
Por meio da palestra “Empreendedorismo: curta essa ideia!”, a professora Luciana Centeno, à frente do Clube de Empreendedorismo da Universitec, fez um link entre os resultados obtidos nas atividades e os conceitos de perfil e espírito empreendedor. Na ocasião, ela apresentou o Programa de Difusão e Formação Empreendedora da UFPA como uma ferramenta de criação e desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

Para estimular o empreendedorismo, foram apresentados dois cases de sucesso vivenciados por alunos da UFPA, as startups Severino e Poupadin. Em sua fala, Lizandra Sá, da Severino, afirmou que os alunos não devem ter medo do fracasso. “Nos Estados Unidos é comum as pessoas compartilharem os seus erros, lá eles tem o consenso de que o erro é a melhor forma de aprendizado”, afirmou a universitária, que integra o Clube de Empreendedorismo.

Integrante da equipe vencedora do Desafio Universitário Inove +, promovido pela Universitec em 2014, Manoel Lopes, da Poupadin, destacou a importância da mentoria durante o processo de concepção de uma startup. “Fizemos todo o nosso modelo de negócio e, ao final, descobrimos vários aspectos que precisavam de melhorias. É muito importante você se aliar com pessoas que complementem os seus conhecimentos e te ajudem a desenvolver o seu negócio”, disse.

Na palestra master “As oportunidades de uma jornada empreendedora na universidade”, o empreendedor e investidor anjo, João Kepler, referência nacional em apresentações voltadas à sensibilização das práticas do empreendedorismo inovador, apresentou cases e práticas inovadoras. “Vocês vão ver muita teoria e, para realmente aprender, vocês têm que aplicar o conhecimento. Além das leituras, você tem que aprender método e processos. Empreendedorismo se trata de ter atitude, um estilo de vida que te permita olhar tudo e todos sob outra perspectiva. Portanto, se você tem uma ideia, procure ajuda, ponha em prática e, o mais importante, tenha resiliência”, aconselhou.

A caloura Jéssica Andrande, 21 anos, aluna do curso de Ciências Contábeis noturno, avaliou positivamente a ação. “Os ensinamentos de hoje vão contribuir muito para a minha profissão, no futuro eu penso em ter o meu próprio escritório contábil, agora eu já sei por onde posso começar”, afirmou.

A coordenadora da ação, Leila Furtado, afirmou que a ação apresentou os resultados esperados. “Atingimos 9 centros acadêmicos que serão difusores da cultura empreendedora. Esta ação foi a porta de entrada, o importante é que os alunos saibam que podem contar conosco durante a sua jornada acadêmica”, disse.

Texto: Juliane Frazão, Ascom do PCT Guamá e Gil Sóter, Ascom Universitec