Conselho da Universitec discute ações e novas estratégias

Publicado em: 14/12/2016 às 20:33

Avanços no estímulo ao empreendedorismo – Enríquez explica que um dos principais intuitos do encontro foi realizar a avaliação anual geral das áreas de atuação da Universitec, sendo elas: Empreendedorismo; Incubação de Empresas de Base Tecnológica; Propriedade Intelectual; Inovação e Transferência de Tecnologia. “Entre os avanços nas atividades das coordenadorias, destacou-se o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo, que representa a força mais importante para gerar novas empresas a integrarem a Incubadora de Empresas, o PIEBT. Isso está representado pelas novas plataformas de capacitação para futuros empreendedores, dentre os que se destacam, o Desafio Inove+, o Projeto Curta Essa Ideia e o StartupLAB”, destacou.

Em seguida, foram apresentados, a homologação das diferentes tecnologias e patentes solicitadas pela Universitec, por meio das coordenadorias de Propriedade Intelectual e de Inovação e Transferência de Tecnologia. Na sequência, foi proposta a criação de um comitê multidisciplinar para apoiar a Agência nos processos de seleção de tecnologias passíveis de serem patenteadas. A professora Germana Sales ressaltou a importância de contar com um perfil dos membros do grupo ou comitê que será criado.

Novas Estratégias – A dra. Magáli Coelho pontuou que “além destas avaliações, a reunião veio para sensibilizar o Conselho para a adequação da Universidade às mudanças com relação à nova política pública de Ciência, Tecnologia e Inovação, que criam novas condições às empresas e instituições de Ciência&Tecnologia, a fim de participarem do processo de inovação tecnológica do país”.

Estas adequações referem-se à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2019, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no dia 12 de maio deste ano. Construída a partir de uma parceria entre a comunidade científica e o setor produtivo, a proposta define onze áreas prioritárias em Ciência, Tecnologia e Inovação com a finalidade de fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Saiba mais aqui.

Texto e Foto: Taymã Carneiro – Assessoria de Comunicação da Universitec